A Microsoft tem adotado uma medida não muito comum: está lançando atualizações para versões ainda amplamente utilizadas do Windows, mas que não são mais suportadas pela empresa: XP e 2003. De acordo com o blog KrebsOnSecurity, esse movimento é para tentar corrigir uma falha que permite a propagação de um worm que a empresa diz que poderia ser usado para propagar uma ameaça ainda mais rápido, como ocorreu com os ataques do ransomware WannaCry em 2017 e que afetou cerca de 2 mil sistemas Windows em 150 países.
Segundo a Microsoft, a vulnerabilidade com o código CVE-2019-0708 está no componente “serviços de área de trabalho remota” incorporado em versões ainda suportadas do Windows, incluindo o Windows 7, Windows Server 2008 R2 e Windows Server 2008, mas também presente em computadores com Windows XP e Windows 2003, que são sistemas operacionais para os quais a Microsoft parou de lançar atualizações de segurança há bastante tempo.
Ainda segundo o blog, a Microsoft não detectou evidências de ataques contra a falha de segurança, mas está tentando impedir uma ameaça séria e iminente. Aqui a empresa informa quais são as atualizações de segurança disponíveis. A falha não afeta os últimos sistemas operacionais Windows 10, Windows 8.1, Windows 8, Windows Server 2019, Windows Server 2016, Windows Server 2012 R2, ou Windows Server 2012.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.