O Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido (NCSC, na sigla em inglês) divulgou um guia para organizações públicas e privadas mitigarem os impactos de possíveis ataques de ransomware. As orientações incluem medidas a serem tomadas antes que uma infecção por malware ocorra, mas também sugerem etapas a serem realizadas caso já tenha ocorrido um ataque.
Segundo o NCSC, o guia tem como objetivo reduzir a probabilidade infecção por ciberataques; a disseminação de malware por toda a organização infectada; o impacto da infecção; e se já houve algum ataque de malware, é possível consultar uma lista de etapas urgentes a serem seguidas. Ele contém os seguintes capítulos: O que é malware?; Dica 1: faça backups regulares; Dica 2: impedir que malware seja entregue aos dispositivos; Dica 3: impedir a execução de códigos maliciosos nos dispositivos; Dica 4: limitar o impacto da infecção e permitir uma resposta rápida; Etapas a serem seguidas se sua organização já estiver infectada; e Mais conselhos.
O guia, em inglês, pode ser acessado no site da NCSC. Apesar de ser direcionado para empresas do Reino Unido, as dicas valem para qualquer organização que quiser se proteger.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.