Pesquisadores do ClearSky Research Team divulgaram relatório sobre uma campanha de espionagem iraniana chamada Fox Kitten. Segundo a empresa de segurança, a campanha está ativa nos últimos três anos contra dezenas de empresas e organizações, e o foco principal em Israel, mas atinge também o restante do mundo. Os principais alvos são os setores de TI, Telecomunicações, Petróleo e Gás, Aviação, Governo e Segurança.
O relatório da ClearSky revela ainda que além do malware, a campanha envolve uma infraestrutura inteira dedicada a garantir a capacidade duradoura de controlar e acessar totalmente os alvos escolhidos pelos iranianos. O objetivo é roubar informações valiosas das organizações-alvo; manter uma presença duradoura nas organizações visadas; e violar empresas adicionais através de ataques à cadeia de suprimentos. A campanha foi conduzida usando uma variedade de ferramentas ofensivas, a maioria baseada em código-fonte aberto.
Ainda segundo a empresa de segurança, o vetor de ataque mais bem-sucedido e significativo usado pelos atacantes foi a exploração de vulnerabilidades conhecidas em sistemas com serviços VPN e RDP sem patches. Assim, os criminosos se infiltram e assumem o controle de informações corporativas críticas armazenadas.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.