A polícia francesa conseguir assumir o controle de um servidor que era utilizado por cibercriminosos para espalhar um worm programado para minerar criptomoedas. De acordo com reportagem da Vice, o malware afetava mais de 850 mil computadores. Ao tomar o controle do servidor, com ajuda da empresa de cibersegurança Avast, a polícia removeu a ameaça dos computadores.
O worm, chamado Retadup, já era acompanhado pela Avast e outras empresas de segurança desde o ano passado. Conforme relatado pela Avast, a maioria das vítimas do Retadup estão localizadas na América do Sul, afetando especialmente o Peru, Venezuela, Bolívia e México. Foi a própria Avast que descobriu que o servidor de comando e controle tinha uma falha em seu protocolo permitindo remover o malware sem fazer com que as vítimas executassem nenhum código extra.
A maioria dos computadores infectados foi usada pelos autores do malware para minerar a criptomoeda Monero. Em alguns casos, eles também utilizaram um ransomware e um malware de roubo de senha. Uma conta no Twitter chamada black joker alegou estar por trás dos ataques.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.