Ir para conteúdo
  • Primeiro semestre do ano teve um aumento de 72% em amostras de ransomware


    Bruna Chieco

    Um relatório de tendências de vulnerabilidades e ameaças para 2020 da Skybox Security diz que novas amostras de ransomware tiveram um aumento de 72% no primeiro semestre deste ano. De acordo com o ZDNet, que teve acesso à pesquisa, o aumento nos ataques de ransomware ocorreu ao mesmo tempo em que um grande número de organizações mudou para o trabalho remoto, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

    As vulnerabilidades de segurança nos protocolos da área de trabalho remota - combinadas com o uso de senhas fracas pela equipe - proporcionaram aos cibercriminosos uma maneira adicional de entrar nas redes, diz a reportagem. Além disso, alguns trabalhadores domésticos não receberam treinamento claro sobre segurança da informação, o que aumentou a possibilidade de ataques.

    Várias campanhas de ransomware têm como alvo ativo empresas do setor de assistência médica e farmacêutica, em um esforço para extorquir resgates de organizações diretamente envolvidas no tratamento e pesquisa relacionados ao novo coronavírus. "Observamos 77 campanhas de ransomware durante os primeiros meses da pandemia – incluindo várias em laboratórios de pesquisa de missão crítica e empresas de assistência médica", disse Sivan Nir, líder da equipe de inteligência de ameaças da Skybox Security. "O foco e a capacidade dos atacantes são claros: eles têm os meios para transmitir sérios danos financeiros e à reputação das organizações", acrescentou.

    O especialista destaca que para se proteger contra ataques de ransomware, é preciso ter uma visão completa de todos os ativos corporativos na rede e analisar como os ativos críticos podem ser acessados movendo-se lateralmente pela rede, com ou sem as credenciais corretas. Além disso, VPNs, firewalls e outros sistemas devem ser configurados corretamente com os patches de segurança apropriados. Ele reforça que há uma grande necessidade por estratégias de correção focadas, informadas pela visibilidade total da rede e inteligência rica em dados.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...