
Nemty é o novo ransomware descoberto por pesquisadores recentemente. A sua nomenclatura vem em "homenagem" à extensão que é adicionada aos arquivos após o processo de criptografia ele mesmo faz. De acordo com o BleepingComputer, o Nemty exclui as cópias de sombra dos arquivos que encripta, afastando a vítima da possibilidade de recuperar versões anteriores criadas pelo sistema operacional Windows, tendo assim que pagar para descriptografar os dados.
O curioso desse ransomware é o fato dele usar uma verificação para identificar computadores na Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Tajiquistão e Ucrânia. A verificação "isRU" no código do malware marca os sistemas em um dos cinco países de idioma russo, e envia ao invasor dados que incluem o nome do computador, nome de usuário, sistema operacional e ID do computador. O Nemty também se utiliza de referências russas, como um link para uma foto de Vladimir Putin.
O ransomware também possui um nome incomum para o objeto mutuamente exclusivo (mutex) criado no sistema operacional. O autor o chamou de "hate" (ódio). O mutex é um sinalizador que permite que os programas controlem recursos. O atacante lança mão de conexões RDP para ficar no controle e fazer novas vítimas. Essas peculiaridades do Nemty indicam que o ransomware provavelmente possui alvos específicos, o que podemos entender quase como um caso de "ransomware dirigido", em alusão aos ataques dirigidos ou direcionados à uma certa corporação ou setor na indústria.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.