649 organizações de infraestrutura crítica em diferentes setores foram vítimas de rasomware nos Estados Unidos. A informação consta no relatório de crimes de internet de 2021 do Internet Crime Complaint Center (IC3), ligado ao FBI.
Considera-se que o número seja ainda maior, dado que os registros de ataques a empresas de infraestrutura crítica só passou a ser computado em junho do ano passado, e o estudo contém somente os ataques que foram reportados ao FBI.
Dos 16 setores de infraestrutura crítica dos Estados Unidos, 14 sofreram ataques, sendo o ranking liderado pelo setor de saúde, seguido de serviços financeiros, e tecnologia de informação. A estimativa é que as perdas tenham somado US$ 6,9 bilhões.
Também foi divulgado o ranking das principais gangues por trás dos ataques. A CONTI foi responsável por 87 vítimas, concentrando os ataques nos setores de manufatura, comércio e agricultura e alimentação; a LockBit por 58 ofensivas a organizações do governo, de saúde e de serviços financeiros; e, por fim, a REvil/ Sodinokibi, com 51 invasões nos setores de serviços financeiros, tecnologia de informação e saúde.
O FBI salientou ainda que em 2022 o número de incidência de rasomware deve ser ainda maior.
Um estudo da Gartner, de dezembro do ano passado apontou que até 2025, 30% das empresas de infraestrutura crítica do mundo sofrerão esse tipo de ataque, o que pode resultar em uma interrupções de um sistema ciberfísico de missão crítica ou operacional.
- 1
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.