Jump to content
  • Senhas fracas em sites de bancos são alvo de cibercriminosos


    Bruna Chieco

    Cibercriminosos têm aumentado o roubo de informações financeiras de vítimas que utilizam sites terceirizados para acessar bancos. Tudo isso é facilitado se você escolher senhas fracas e as reutilizar em mais de uma conta. Segundo o KrebsOnSecurity, os principais alvos desses ataques têm sido plataformas de acesso a bancos, como Mint, Plaid, Yodlee, YNAB e outras. Por meio delas, os atacantes buscam contas de clientes protegidas por senhas fracas ou recicladas. ?

    Na maioria das vezes, o invasor utiliza listas de endereços de e-mail e senhas roubadas em massa de sites invadidos. Depois, ele tenta colocar as mesmas credenciais para acessar contas on-line em vários bancos. Assim, os criminosos conseguem pegar os logins bem-sucedidos e inseri-los em aplicativos que dependem de interfaces de programação de aplicativos (APIs) de um desse agregadores de dados financeiros pessoais que ajudam os usuários a acompanhar seus saldos, orçamentos e gastos em vários bancos.

    Apesar dos bancos oferecerem autenticação multifator, que é um código único enviado por mensagem de texto ou aplicativo, essas instituições permitem que os aplicativos terceirizados que agregam dados financeiros de clientes visualizem saldos e transações recentes sem exigir essa autenticação. Isso facilita a vida dos atacantes: se eles conseguirem acessar uma conta bancária por meio de um serviço agregador ou API, eles poderão visualizar o saldo do cliente e decidir se vale a pena torná-lo alvo de um ataque, podendo até vincular suas contas bancárias a outras contas controladas por eles mesmos. 

    Interessante notar que, em comparação com os bancos brasileiros, essas instituições de outros países estão bem atrás de nós no quesito segurança. Mesmo assim, sabemos que o número de fraudes bancárias é alto no Brasil. Mesmo com o alto padrão de segurança implementado pelos bancos, há um número absurdo de malwares que conseguem, de algum jeito, contornar as barreiras de segurança impostas. ?


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...