Ir para conteúdo
  • Serviço de comunicação criptografada ajuda na prisão de mais de 800 criminosos


    Bruna Chieco

    Uma operação policial envolvendo agências de aplicação da lei dos Estados Unidos, Austrália e Europa, com o apoio da Europol, resultou em mais de 800 prisões, em diversos países, de membros de organizações globais de crime organizado, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Na operação, o FBI e 16 outros países da coalizão internacional conseguiram explorar a inteligência de 27 milhões de mensagens de grupos criminosos, as revisando durante 18 meses enquanto os usuários discutiam suas atividades.

    A Europol conta que desde 2019, o FBI atuou em coordenação com a Polícia Federal Australiana para desenvolver estrategicamente e operar secretamente uma empresa de dispositivos criptografados chamada ANOM. 

    O objetivo era oferecer um dispositivo criptografado com recursos procurados pelas redes do crime organizado para persuadi-las a utilizarem o dispositivo, interceptando as mensagens, já que grupos criminosas têm uma grande demanda por plataformas de comunicação criptografada para facilitar suas atividades. 

    Antes de o dispositivo ANOM ser distribuído, uma chave mestra foi incorporada em seu sistema de criptografia, se anexando secretamente a cada mensagem e permitindo que a polícia decifrasse e armazenasse a mensagem à medida que era transmitida. Os dispositivos ANOM localizados fora dos Estados Unidos enviaram cópias ocultas das mensagens para descriptografá-las e, em seguida, criptografá-las novamente usando as chaves gerenciadas pelo FBI.

    A ANOM ofereceu a mais de 12 mil dispositivos criptografados para mais de 300 sindicatos criminosos operando em mais de 100 países, incluindo o crime organizado italiano, gangues de motociclistas ilegais e organizações internacionais de tráfico de drogas.

    O resultado foi, além da prisão dos criminosos, a apreensão de mais de 8 toneladas de cocaína, 22 toneladas de cannabis e resina de cannabis, 2 toneladas de drogas sintéticas (anfetaminas e metanfetaminas), 6 toneladas de precursores de drogas sintéticas, 250 armas de fogo, 55 veículos de luxo e mais de $ 48 milhões em várias moedas e criptomoedas em todo o mundo. 

    Segundo a Europol, essa foi uma das maiores e mais sofisticadas operações de aplicação da lei até hoje na luta contra atividades criminosas criptografadas.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...