O pesquisador de segurança Truman Kain apresentou na Defcon, em Las Vegas, um sistema que transforma as câmeras retrovisoras do Tesla em um sistema que detecta, rastreia e armazena placas de veículos e rostos ao longo do tempo. De acordo com o Wired, é possível instalar um computador que se encaixa no console central dos automóveis Tesla conectando-o à porta USB do painel do carro e transformando as câmeras embutidas em um sistema de vigilância, chamado Surveillance Detection Scout.
A ferramenta usa um software de reconhecimento de imagem de código aberto para automaticamente criar um alerta na tela do Tesla e no telefone do usuário. Caso ele detecte repetidamente a mesma placa de licença, o usuário será avisado. Além disso, quando o carro está estacionado, o sistema pode rastrear rostos próximos para ver quais aparecem repetidamente. Segundo Kain, a intenção é oferecer um aviso de que alguém pode estar preparado para roubar o carro, adulterá-lo ou invadir a casa do motorista.
O protótipo do Surveillance Detection Scout funciona capturando e analisando o vídeo das três câmeras do Tesla — duas nos espelhos laterais e uma direcionada para frente — por meio de um mini-computador Nvidia Jetson Xavier de US$ 700. A rede neural de código aberto utilizada no sistema é a Darknet, enquanto o ALPR Unconstrained é utilizado para reconhecimento de placas de licença, e o Facenet, para rastreamento de faces. Os programas estão disponíveis gratuitamente no Github.
A invenção obviamente acarreta preocupações com privacidade, mas o pesquisador enfatizou em sua apresentação que a ferramenta é útil para os proprietários do Tesla, transformando o carro em uma estação de vigilância. Um pouco de paranóia, talvez, ou apenas uma válida preocupação com segurança? ?♀️
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.