
A Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura (CISA) dos Estados Unidos publicou nesta terça-feira, 12 de maio, detalhes sobre três tipos de malware que supostamente foram usados por cibercriminosos patrocinados pelo governo da Coréia do Norte para atacar alvos em todo o mundo. Os malwares são: COPPERHEDGE; TAINTEDSCRIBE; e PEBBLEDASH.
Segundo o ZDNet, COPPERHEDGE é um trojan (cavalo de tróia) de acesso remoto (RAT) capaz de executar comandos arbitrários, realizar reconhecimento do sistema e extrair dados, sendo que seis variantes diferentes foram identificadas.
O TAINTEDSCRIBE também é um trojan que é instalado em sistemas invadidos para receber e executar comandos do invasor. Essas amostras usam o FakeTLS para autenticação de sessão e criptografia de rede utilizando um algoritmo Linear Feedback Shift Register (LFSR). O principal executável se disfarça do Narrador da Microsoft.
Já o PEBBLEDASH é outro trojan com a capacidade de baixar, carregar, excluir e executar arquivos; habilitar o acesso das Interface de linha de comandos do Windows; criar e encerrar processos; e executar a enumeração do sistema de destino.
O anúncio coincidiu com o aniversário de três anos do ransomware WannaCry, que as autoridades americanas também alegam ter sido criado em Pyongyang.
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.