Desde sua descoberta, em 2016, o malware TrickBot continua afetando ativamente as contas de milhões de pessoas. De acordo com a empresa americana Deep Instinct, a família de malware, focada no roubo de informações de dados financeiros, pode agora ter também uma nova variante - além da adição recente de um módulo de roubo de cookies, foi criado um módulo malicioso de infecção e distribuição de e-mail que compartilha certificados de assinatura digital.
Esse novo módulo coleta credenciais de e-mails e contatos do catálogo de endereços, caixa de entrada e caixa de saída da vítima, enviando spams maliciosos por meio da conta comprometida pelo malware. Posteriormente, essas mensagens são deletadas sem deixar rastros ao usuário. A Deep Instinct identificou uma base de dados contendo 250 milhões de contas de e-mail coletadas por operadores do TrickBot. Essas contas provavelmente foram empregadas como listas-alvos de infecções maliciosas, incluindo milhões de endereços de e-mail de departamentos e agências governamentais nos Estados Unidos e no Reino Unido.
A base de e-mails recuperada contém quantidades massivas de endereços de provedores comumente usados, como Gmail, Yahoo, Hotmail, entre outros, não se limitando a apenas estes. A empresa de segurança explica o passo a passo de como a infecção ocorre no texto original, em inglês. Eles destacam a sofisticação do TrickBot como muito bem-sucedida pelo aumento da capacidade de distribuir seu próprio malware, além de encobrir seus rastros, o que faz com que ele seja ignorado por quase todos os fornecedores de varredura. ?
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.