Dois meses após o Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC) lançar o Suspicious Email Reporting Service (Serviço de Denúncia de E-mail Suspeito), 1 milhão de alertas sobre phishing foram recebidos. Segundo o NCSC, falsas iscas de investimento em criptomoeda representam mais da metade de todos os golpes on-line detectados como resultado de denúncias do público.
O serviço, lançado como parte da campanha Cyber Aware do governo do Reino Unido, recebeu uma resposta maciça do público, com uma média diária de 16,5 mil e-mails, agora alcançando a marca de 1 milhão. O influxo de golpes de investimento em criptomoeda está entre uma série de ameaças on-line que foram bloqueadas como resultado dos e-mails suspeitos sendo relatados pelo público em apenas dois meses, diz o NCSC.
Embora os golpes de criptomoeda tenham sido os principais detectados, também houve vários exemplos de falsas lojas on-line envolvendo algumas marcas. "Mesmo que seja certo celebrarmos o alcance desse marco, é importante que todos permaneçam em guarda e encaminhe todos os e-mails que não parecem adequados para report@phishing.gov.uk", disse o CEO da NCSC, Ciaran Martin, em comunicado.
Para usar o serviço, as pessoas são solicitadas a encaminhar os e-mails suspeitos e, se for encontrado um link para conteúdo malicioso, ele será retirado ou bloqueado, ajudando a evitar futuras vítimas de crime. Os números mais recentes mostram que 10% dos golpes foram removidos dentro de uma hora após a notificação de um e-mail, e 40% foram derrubados dentro de um dia após a denúncia. Além disso, 10,2 mil URLs maliciosas vinculadas a 3.485 sites individuais foram removidos graças aos alertas recebidos.
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.