Ir para conteúdo
  • Variante do malware Mirai usa 13 exploits


    Bruna Chieco

    Uma variante do malware Mirai, identificada como Backdoor.Linux.MIRAI.VWIPT, foi detectada pela Trend Micro. De acordo com comunicado divulgado hoje pela companhia de segurança, a nova versão do malware, que infecta roteadores, usa 13 exploits diferentes, quase todas já utilizadas nos ataques anteriores do Mirai. Variantes típicas do Mirai possuem backdoors e capacidades para ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS). Todavia, este caso surge como a primeira vez que uma variante usa 13 exploits juntos numa única campanha.

    O novo ataque ocorre apenas algumas semanas após a Trend Micro ter relatado as últimas atividades do Mirai, que afetaram diversos roteadores. Vários exploits do ataque anterior também foram usados nessa variante. O malware usou diferentes meios de propagação e também revelou o uso de três chaves XOR para criptografar dados. A companhia também identificou diferentes URLs usadas por esta variante, sendo que a primeira serviu como um servidor de comando e controle (C&C), enquanto as outras eram links de download e dropper

    A Trend Micro identificou ainda como a variante se espalha. Os três primeiros exploits são scanners de vulnerabilidades específicas encontradas no framework de desenvolvimento web ThinkPHP e em alguns roteadores Huawei e Linksys. Os scanners para as outras 10 vulnerabilidades foram encontradas dentro da função exploit_worker(). A companhia divulgou uma lista dos exploits e outros ataques, sendo que 11 deles já haviam sido usados em 2018 pela variante Omni. Também foi publicada uma lista com URLs maliciosas relacionadas aos ataques.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...