
As empresas de telecomunicação brasileiras têm até o início de julho para implementar uma lista nacional e única de consumidores que não querem receber chamadas de telemarketing. A exigência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que divulgou comunicado no dia 13 de junho, se estende aos serviços de telefonia, TV por assinatura e internet oferecidos pela Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.
A medida é complementar à implementação de mecanismos que já haviam sido propostos pelas próprias prestadoras de serviço. Em março, as empresas se comprometeram a implementar, até setembro, um código de conduta e mecanismos de autorregulação das práticas de telemarketing, incluindo uma lista de “não perturbe”. O Procon também possui um sistema de cadastro para bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing e pode impor sanções no caso de transgressão ou violação das regras por parte das empresas do setor.
Além da lista, as companhias devem, dentro do mesmo prazo, criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber as ligações. A partir do momento que o consumidor optar pelo não recebimento das chamadas, as empresas em questão não poderão mais efetuar ligações telefônicas com o objetivo de oferecer seus pacotes ou serviços de telecom para os números registrados na lista nacional a ser criada. ?
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.