Ir para conteúdo

chacrinha

Membros
  • Postagens

    11
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que chacrinha postou

  1. Pois é, o que é muito alardeado é sobre as webcams dos notes, mas o que eu constatei como explica no site, é a possibilidade de ter o mic espionado via rádio. O notebook meu é um Samsung np550xdA-kt2br. O que eu percebi também é que quando um software usa o mic para gravar, a transmissão começa... Quando se abre o Youtube e outros sites também começa, dando a entender que os navegadores ficam atentos aos nossos microfones sem percebemos. E não importa qual seja o sistema operacional e nem as configurações que você aplique. Quem tiver um note dessa marca e for radio amador deveria fazer o teste também se as frequencias mudam.
  2. Gente, eu sou rádio amador e tava vendo esse site https://javanunes.com/terrorismo-digital/#espionagem-mhz Lá eles falam que um certo notebook da samsung permite ter o microfone espionado via rádio walkie talkie na frequência de 152.081 MHz ao abrir navegadores e softwares que usem o mic, pois bem, o meu notebook é samsung e eu fiz o teste usando meu aparelho de rádio amador, coloquei na frequencia acima e fiquei perto do note, começou a dar microfonia, deu pra eu escutar o ambiente em volta do note. Isso é uma falha para ser explorada intencionalmente ? Sabe aquele papo do dono do Facebook que põe um protetor na câmera pra não ser visto, bem, eu vi que acontece mesmo mas não com a cam mas com o mic. Gostaria de compartilhar isso com todos pois achei algo muito perigoso.
  3. O chip TPM então é tipo uma chave privada boba de texto criptografico ? Ainda não acho que seja só isso, afinal, se for assim, se eu entrar em um prompt e daria pra eu fazer tipo gpg -r /dev/tpm --encrypt contaSenhaMeuBanco.txt e pronto. Como uma pessoa que usa Unix por exemplo usaria o gpg ou kleopatra para pegar a chave secreta do tpm para criptografar arquivos ? Esse chip guarda dados? Quantos megas ele tem se guardar? Como o TPM sabe que o sistema operacional está integro como dizem que ele pode fazer?
  4. Quando pesquisamos na internet o que é o chip TPM , só temos informações superficiais como por exemplo: Ah, ele é para deixar o seu computador mais seguro. Ora bolas! O gabinete de ferro em volta da placa mãe do meu computador também é para deixá-lo mais seguro, ele é um TPM? Aí tem gente e sites que falam que o tal TPM possibilita o uso de criptografia. Ok, todo computador também sempre possibilitou o uso de criptografia, isso sempre dependeu de se fazer um software para se ter a criptografia, até somar um valor númerico ao valor ASCII de um determinado caracter pode ser considerado uma criptografia e somar valores ou fazer operações com caracteres, qualquer processador, até mesmo o de uma calculadora de bolso faz sem precisar de TPM. Aí tem aqueles que tentam se aventurar em **** resposta realmente boa dizendo que o TPM verifica arquivos do sistema operacional para ver se são seguros. ****? Como assim? Uma instalação mínima de Windows 10 por exemplo, consome uns 20GB sabe-se lá com o que, uma do windows 11 deve consumir maior que 20GB, quer dizer que o chip TPM tem uma pré lista de todos esses arquivos do windows 11 instalados em disco para comparar, um a um se o hash que ele deveria ter é o que realmente está lá? Nossa! Pra cada versão nova que sai do windows o chip TPM se atualiza sozinho para saber essa lista ou o TPM apenas verica aqueles aquivinhos que ficam no sistema UEFI chamado *.efi que na verdade são executáveis? O estranho é que a função do chip TPM é tão etéria que qualquer um sabe que o windows 11, na hora de instalar, você cria e altera 3 chaves no regedit e pronto, ele deixa você instalar o windows 11 sem nenhum problema mesmo que não use TPM. Tem também as pessoas que dizem que o chip TPM guardam senhas do sistema. O que, o chip TPM é tipo um chaveiro de senhas? Eu pensei que as senhas dos usuários do windows ficassem em c:\windows\system32\config em alguns arquivos sam e não no chip TPM, quer dizer que se eu formatar o computador e reintalar o mesmo sistema operacional, as senhas continuarão lá? Enfim, o que realmente faz o chip de TPM? Ele é tipo um co-processador matemático? O que ele faz que um software comum já não pode fazer? Ele seria um chip de entropia para criação de números aleatórios?
×
×
  • Criar Novo...