Ir para conteúdo

Fundamentos em Assembly - Parte 0


Sh3rl0ck

Posts Recomendados

thumb.jpg.977e49122278f1406c6db1817b6c2ff3.jpg

Proposta

O Assembly é uma linguagem muito interessante, não no sentido para se programar que nem nas outras linguagens, mas para que um programador realmente entenda o que está fazendo quando criar um software, pois é nessa linguagem que deixamos de ser um programador abstrato com um conhecimento superficial em computação de forma geral e passamos a entender como as coisas realmente funcionam e muitas coisas que fazemos em alto nível ficam muito claras no baixo nível.

Apesar de não ser mais usual usar Assembly para programar, esta linguagem nos trás outros leques de possibilidades de técnicas mais avançadas tanto na segurança ofensiva como defensiva, envolvendo principalmente as áreas de pentest, forense e desenvolvimento seguro. (também é o caminho para criar cracks e cheats)

A primeira vez que vi Assembly de verdade e que me fez ter interesse na área de forense em geral, foi devido a influência de um amigo que foi da polícia civil. O mesmo me envolveu em um de seus casos, em que utilizou a engenharia reversa em um malware e descobriu o e-mail do criminoso que o criou, a partir deste e-mail ele foi capaz de descobrir o seu criador e tomar as medidas necessárias. Todo aquele processo usando engenharia reversa analisando o Assembly daquele malware me vez ver o grande mar de possibilidades e poder que me traria ao aprender essa linguagem. Quando comecei a estudar vi que era muito difícil achar algo em português para estudar isso bem (acabei aprendendo tudo em inglês) e percebi que tínhamos uma enorme carência desse assunto em nossa lingua, dessa forma pretendo trazer aqui uma série de tutoriais para aprender as base do Assembly em português e poderem em seguida aprender RE, análise de malware, exploits e etc...

O que pretendo passar é algo bem passo a passo para que entendam muito bem o funcionamento do Assembly, com o computador como o todo, o que vai envolver um pouco de matemática, eletrônica, programação e sistemas operacionais. Garantindo assim um entendimento de como as coisas funcionam e o por quê.

 

Sugiro que vejam o artigo de engenharia reversa aqui do próprio fórum que fala das vantagens, basicamente se usa assembly muito em engenharia reversa.

 

Além disso, sugiro fortemente que leia um artigo que criei no blog que sou moderador sobre Assembly para iniciantes: http://www.guiadohacker.com.br/artigos/dicas-para-iniciantes-assembly

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...