Patrick Marins de Souza Posted February 13, 2021 at 12:13 AM Share Posted February 13, 2021 at 12:13 AM Estou aprendendo assembly ja programo em C e mais para frente queria começar a programar para microcontroladores e fazer engenharia reversa, queria saber se é possivel e como que faz um "dump" (Não sei se esse e o termo certo) do firmware de um microcontrolador vi um site que o cara reprogramou um microcontrolador de um testador de componentes e escreveu um tetris em C/C++ e rodou, queria saber como isso é possivel o microcontrolador nao tem nenhum tipo de bloqueio? eu posso extrair o firmware de um microcontrolador de uma placa velha da qui de casa so por aprendizado? se usa algum aparelho para gravar ou extrair o firmware em um microcontrolador (alem do pc)? Estou com uma duvida sobre microcontroladores estou lendo alguns livros, nao tenho muita exeperiência em eletronica. vou dexar os links aki: https://dragaosemchama.com/2019/05/engenharia-reversa-do-gm328a-e-tetris/ https://dragaosemchama.com/2017/02/t-rex-ptbt/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe.Silva Posted February 16, 2021 at 01:24 AM Share Posted February 16, 2021 at 01:24 AM Opa, não apenas é possível como é o hobby de muita gente kkk. O primeiro passo para fazer a engenharia reversa em um firmware é justamente fazer o dump (você usou o termo certo) do código do firmware, isto é chamado de extração de firmware. Sobre ter bloqueios, sim muitas vezes pode ter. Mas existem técnicas para tentar burlar alguns bloqueios. Eu não manjo do assunto mas vou te passar referências de quem manja: Embedded Hacking: Extração de Firmware usando SPI H2HC University 2018 - Internet of Sh!t - Hacking de Dispositivos Embarcados - Maycon Vitali Os dois conteúdos é do Maycon Vitali. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Patrick Marins de Souza Posted February 16, 2021 at 01:20 PM Author Share Posted February 16, 2021 at 01:20 PM 11 horas atrás, Felipe.Silva disse: 11 horas atrás, Felipe.Silva disse: Opa, não apenas é possível como é o hobby de muita gente kkk. O primeiro passo para fazer a engenharia reversa em um firmware é justamente fazer o dump (você usou o termo certo) do código do firmware, isto é chamado de extração de firmware. Sobre ter bloqueios, sim muitas vezes pode ter. Mas existem técnicas para tentar burlar alguns bloqueios. Eu não manjo do assunto mas vou te passar referências de quem manja: Embedded Hacking: Extração de Firmware usando SPI H2HC University 2018 - Internet of Sh!t - Hacking de Dispositivos Embarcados - Maycon Vitali Os dois conteúdos é do Maycon Vitali. Valeu cara, eu acho até que o livro que eu to lendo no gitbook de assembly e seu kkkkk ou eu to confundindo? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe.Silva Posted February 17, 2021 at 01:33 AM Share Posted February 17, 2021 at 01:33 AM 12 hours ago, Patrick Marins de Souza said: Valeu cara, eu acho até que o livro que eu to lendo no gitbook de assembly e seu kkkkk ou eu to confundindo? Tá não, é meu sim kkk. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.