Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
gnoo

[RESOLVIDO] ARP request sem reply ??? com python Raw sockets

Posts Recomendados

Saudações,

tenho andado aqui a tentar fazer um código que que faz requisições ARP e espera por um reply do host para onde foi enviado o pacote mas, nunca vem esse reply...

#!/usr/bin/env python3

import struct
import socket

raw = socket.socket(socket.AF_PACKET, socket.SOCK_RAW, socket.htons(0x0806))
raw.bind(("wlp3s0", socket.htons(0x0806)))

mac_local = "ff:ff:ff:ff:ff:ff"  # mac de quem envia request
ip_local = "192.168.1.7"         # ip de quem envia request
mac_dest = "ff:ff:ff:ff:ff:ff"   # mac de quem recebe request
ip_dest = "192.168.1.6"          # ip de quem recebe request

# Ethernet Header
protocolo = 0x0806             # 0x0806 protocolo  para ARP
ethernet_header = struct.pack("!6s6sH", mac_dest.encode(), mac_local.encode(), protocolo)

# ARP header

tipo_hardware = 1
tipo_protocolo = 0x0800        # IPV4
tamanho_endereco_hardware = 6   # Refere ao tamanho do endereço do MAC que é 48 bits  == 6 bytes 
tamanho_endereço_protocolo = 4  # Refere ao tamanho do endereço do ipv4 que é 32 bits == 4 bytes
operacao = 1                   # 1 = request / 2 = Reply 

envia_ip = socket.inet_aton(ip_local)
destino_ip = socket.inet_aton(ip_dest)

arp_addr = struct.pack("!HHBBH6s4s6s4s",tipo_hardware, tipo_protocolo, tamanho_endereco_hardware, tamanho_endereço_protocolo, operacao, mac_local.encode(), envia_ip, mac_dest.encode(), destino_ip)

pacote = ethernet_header + arp_addr

cont = 0
while cont < 6:
    raw.send(pacote)
    cont +=1

Resultado do wireshark

475418113_Capturadeecr_2018-08-08_17-51-21.png.7dfcd0b7005b1ec7fe1768a5fc9a00aa.png

Editado por gnoo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer coisa que não está bem com o meu MAC e o MAC do destinatário, provavelmente não está a ser devidamente empacotado e eu não percebo porquê, apesar de eu estar a passar o meu mac correto o wireshark, o MAC do destinatário que vai no pacote deveria ser ff:ff:ff:ff:ff:ff:ff e não 30:30:3a:30:30:3a.

1006175437_Capturadeecr_2018-08-10_15-39-51.png.61f1b517ba65ffb2283c9a56e7c5f876.png

Editado por gnoo

Compartilhar este post

Link para o post

Saudações,

após vários momentos de   sangue, suor e lágrimas ,  e um pouquinho de Stack Overflow finalmente resolvi o meu problema...

habemus.jpg.fd91b012869ef1c40eb5d438370b3686.jpg

No código acima o que não estava a funcionar era o formato em que o meu mac_local e o mac_dest não estavam a ser bem empacotados, dai o resultado apresentado pelo pelo wireshark ser completamente diferente do meu MAC real. Isso acontecia porque estava a empacotar um endereço mac com 6 bytes quando na realidade o tamanho da string era 17 bytes (salvo erro), então só apanhava esses 6 bytes logo o mac não era empacotado na totalidade, e como o mac não estava correto ele não fazia o broadcast para a rede, sem broadcast não há resposta.

Para resolver isso tive que passar os endereço mac para byte order.

Como fazer isso?

1255201675_Capturadeecr_2018-08-11_18-45-25.png.7b1c4ef767344753be7b5c9115ea9759.png

O código pouco ou até mesmo nada mudou mas deixo o resultado final...

Para ver o comportamento dos pacotes enviados deve ser feito através do wireshark ou outra ferramenta que cumpra a mesma função, com filtro "arp".

#!/usr/bin/env python3

import struct
import socket

raw = socket.socket(socket.AF_PACKET, socket.SOCK_RAW, socket.htons(0x0806))
raw.bind(("wlp3s0", socket.htons(0x0806)))

mac_local = b'\xff\xff\xff\xff\xff\xff'        # mac de quem envia request
ip_local = "192.168.1.7"                                          # ip de quem envia request
mac_dest = b'\xff\xff\xff\xff\xff\xff'        # Endereço broadcast para que seja enviado um reply
ip_dest = "192.168.1.2"                                          # ip de quem recebe request

# Ethernet Header
protocolo = 0x0806                                                 # 0x0806 protocol to ARP
ethernet_header = struct.pack("!6s6sH", mac_dest, mac_local, protocolo)

# ARP header

tipo_hardware = 1
tipo_protocolo = 0x0800                               # IPV4
tamanho_endereco_hardware = 6            # Refere ao tamanho do endereço do MAC que é 48 bits  == 6 bytes 
tamanho_endereco_protocolo = 4            # Refere ao tamanho do endereço do ipv4 que é 32 bits == 4 bytes
operacao = 1                                                        # 1 = request / 2 = Reply 

envia_ip = socket.inet_aton(ip_local)
destino_ip = socket.inet_aton(ip_dest)

arp_addr = struct.pack("!HHBBH6s4s6s4s",tipo_hardware, tipo_protocolo, tamanho_endereco_hardware, tamanho_endereco_protocolo, operacao, mac_local, envia_ip, mac_dest, destino_ip)
pacote = ethernet_header + arp_addr

# Ciclo de repetição while é opcional 
cont = 0
while cont < 6:
    raw.send(pacote)
    cont +=1

Editado por gnoo
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.