Ir para conteúdo
  • Parabéns, Alan Turing!


    Fernando Mercês

    No dia 23 de Junho de 1912, há 107 anos atrás, nascia o inglês Alan Turing. Aos 21 anos, se formou em matemática em Cambridge, tendo recebido uma menção honrosa por ser o primeiro da classe. Emociono-me enquanto escrevo isso: eu com 21 anos tava procurando bares e festas. ?‍♂️

    Durante a segunda guerra mundial, Turing, aos 26, decidiu tentar quebrar a criptografia da máquina alemã Enigma, utilizada para encriptar mensagens entre as várias bases alemãs, liderando o departamento miliar inglês conhecido Hut 8. Ainda em 39, Turing quebrou a criptografia da Enigma, um feito fundamental para a derrota da Alemanha Nazista e o fim da guerra. Por que? Nas palavras dele: "Porque ninguém estava fazendo nada em relação a isso e eu poderia fazer" - emociono-me de novo aqui.

    Seu conceito de "Máquina de Turing" foi fundamental para a ciência da computação que conhecemos hoje. De forma bastante resumida, se uma linguagem de programação é Turing complete, dizemos que esta pode ser utilizada para resolver qualquer problema computacional. É o caso de linguagens como C, Python, Ruby, JavaScript e praticamente todas as outras. Qualquer problema algorítmico pode ser resolvido com qualquer uma delas, em tese.

    O trabalho na área de criptologia continuou e Alan seguiu beneficiando o mundo inteiro com sua genialidade, até que em 1952, aos 39 anos, foi preso sob acusação de "indecência" por ter tido relações afetivas com Arnold Murray. É simples assim. Um homem beijar outro homem era crime na Inglaterra na época e Alan foi condenado a escolher entre castração química ou prisão. Escolhido a primeira, recebeu hormônios para redução de libido por cerca de um ano.

    Em meio há inúmeros textos, sites e livros que contam parte de sua história, vale o destaque para o filme de fácil acesso "O Jogo da Imitação":

    O tratamento funcionou: Turing ficou impotente e a feminização de seu corpo era visível. Aos 41 anos, se matou ingerindo uma dose letal de cianeto injetada na metade de uma maçã, assim como encena "Branca de Neve", seu conto de fadas predileto.

    A ideia ignorante de diferença pôs um fim às contribuições de Alan, mas estas deixaram um legado: hoje temos a oportunidade de reconhecer nossa igualdade através de sua história. Somos livres para não investirmos mais nessas crenças de diferenças e à isso, em nome de toda a equipe do Mente Binária, agradecemos por seu trabalho, por sua existência, por seu espírito hacker. Hacker é isso. É não aceitar o que se é imposto, mas não faz sentido.

    Editado por Fernando Mercês


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    • Apoiador Nibble

    Texto excelente!

    Para complementá-lo, segue um video do Ben Eater, onde ele fala sobre o trabalho de Turing e Church, e questiona se o computador de 8 bits que ele contruiu com portas lógicas simples é realmente considerado um computador completo.

    Bem, sugiro assistirem a esta Playlist fantástica! São mais de 40 videos. Comecei assistindo um e não consegui parar! ?

    Valeu!

     

    • Curtir 2
    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...