
Analistas da Avanan descobriram recentemente um vetor de exploração no Google Docs que está sendo utilizado por invasores para disseminar sites de phishing às vítimas. Segundo os pesquisadores, esse não é um tipo de ataque comum, mas é bastante simples de executar, principalmente porque o Google faz a maior parte do trabalho para os invasores.
O ataque começa com um e-mail que inclui uma mensagem que pode ser relevante para usuários comerciais que costumam usar o Google Docs em seu ambiente corporativo. Se um usuário clicar no link, a página parecerá familiar para qualquer pessoa que use o Google Docs para compartilhar documentos fora da organização.
Esta, no entanto, não é aquela página, e sim uma página HTML personalizada feita para se parecer com a familiar página de compartilhamento do Google Docs. Uma vez redirecionadas, as vítimas em potencial são solicitadas a “clicar aqui” para baixar o documento. Se um usuário clicar, a página redireciona para o site de phishing malicioso real, que rouba as credenciais da vítima usando outra página da web feita para se parecer com o portal de login do Google, mas que na verdade é hospedada a partir de um URL não afiliado ao Google.
Ao hospedar ataques dessa forma, os invasores podem contornar os scanners de link e evitar a detecção de proteções de segurança comuns que visam verificar se os links enviados por e-mail são legítimos.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.