Um ataque de ransomware em um provedor de energia na cidade de Joanesburgo, na África do Sul, causou apagão em alguns pontos da capital. Segundo o site ZDNet, invasores criptografaram a base de dados, rede interna, aplicativos e site oficial da City Power, empresa de energia elétrica pré-paga por moradores e empresas locais. O nome do ransomware que impactou os sistemas da empresa não foi divulgado.
A companhia informou sobre o ataque via Twitter. Clientes não conseguiram comprar unidades de energia elétrica, nem mesmo vender de volta à rede sua energia elétrica, produzida a partir de painéis solares por alguns residentes. A City Power disse ainda que o ransomware dificultou a resposta às interrupções devido à falta de acesso aos aplicativos internos. Nos últimos dias, a empresa atualizou, também via Twitter, o status de restabelecimento de energia em alguns pontos da cidade. ?
Casos de ataques a redes de municípios têm sido cada vez mais comuns. Algumas cidades infectadas nos Estados Unidos, como Riviera Beach City e Lake City, na Flórida, e Jackson County, na Geórgia, pagaram pelo resgate dos arquivos criptografados por ransomwares. Quem opta pelo não pagamento acaba arcando com despesas para reconstruir suas redes de TI. Recentemente, divulgamos um texto questionando se valeria a pena pagar a cibercriminosos para restabelecer o acesso aos dados infectados. Leia mais! ?
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.