Um usuário de um fórum cibercriminoso de baixo nível está vendendo acesso a um banco de dados de números de telefone pertencentes a 500 milhões de usuários do Facebook. Segundo a Vice, os dados têm vários anos, mas ainda assim representam um risco de segurança cibernética e privacidade para quem teve os números expostos. O Facebook informou que os dados são referentes a uma vulnerabilidade que a empresa corrigiu em agosto de 2019.
Os números vazados podem ser pesquisados por meio de um bot automatizado do Telegram, permitindo que usuários insiram um número de telefone para receber o ID do usuário correspondente no Facebook ou vice-versa. Os resultados iniciais do bot são restringidos, mas os usuários podem comprar créditos para revelar o número de telefone completo. Os preços que chegam a US$ 5 mil por 10 mil créditos. O bot afirma conter informações sobre usuários do Facebook dos EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália e 15 outros países.
O Facebook alega que os dados continham IDs do Facebook que foram criados antes da correção da vulnerabilidade . A rede social disse que também testou o próprio bot com dados mais recentes, alegando que o bot não retornou nenhum resultado.
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.