O Bitcoin era até então o método de pagamento de escolha para cibercriminosos, mas aparentemente outra criptomoeda está surgindo como preferência entre eles. Segundo o Ars Technica, o Bitcoin ainda deixa um rastro visível de transações em seu blockchain subjacente, enquanto o Monero foi projetado para obscurecer o remetente e o destinatário, bem como a quantia trocada.
Isso resulta na escolha do Monero como uma ferramenta cada vez mais procurada por gangues de ransomware, diz o site. A ascensão do Monero ocorre em um momento em que as autoridades correm para reprimir o crime cibernético após uma série de ataques audaciosos, em especial o ocorrido na Colonial Pipeline.
O Monero foi lançado como um projeto de código aberto em 2014 por um usuário de um fórum bitcoin com o pseudônimo thankful_for_today. Seu documento original argumentava que a rastreabilidade do bitcoin era uma "falha crítica", acrescentando que "privacidade e anonimato são os aspectos mais importantes do dinheiro eletrônico".
Bryce Webster-Jacobsen, Diretor de Inteligência do GroupSense, grupo de segurança cibernética que ajudou um número crescente de vítimas a pagar resgates em Monero, afirmou ao Ars Technica que grupos de ransomware estão mudando especificamente para essa criptomoeda reconhecendo a capacidade de cometer erros com o uso de Bitcoins, que permitem que as transações de blockchain revelem sua identidade.
O REvil, por exemplo, aparentemente removeu a opção de pagar em Bitcoin este ano, exigindo apenas Monero, de acordo com Brett Callow, Analista de Ameaças da Emsisoft. Enquanto isso, tanto o DarkSide, o grupo culpado pelo ataque à Colonial Pipeline, quanto o Babuk, outra gangue de cibercrime, permitem pagamentos em qualquer criptomoeda, mas cobram um prêmio de 10% a 20% das vítimas que pagam em Bitcoins mais arriscados, dizem os especialistas.
A ausência de uma trilha digital para o Monero é problemática para a polícia, que normalmente trabalha com grupos analíticos de criptomoedas do setor privado para rastrear transações suspeitas no livro razão digital do Bitcoin.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.