Duvido que você não conheça alguém que teve sua conta de Instagram sequestrada; ou pelo menos que tenha recebido um link de uma oferta irresistível, ou um pedido de pix para terceiros. Como diz o meme, “o golpe tá aí”, e as pessoas caem por desatenção, ou por se deixar levar pelas informações enganosas.
Foi pensando em trazer mais informações à população e ajudar a identificar os riscos cada vez mais presentes de ser vítima de um desses golpes que o Observatório de Crimes Cibernéticos (OCC), lançou nesta quinta-feira, 04, o e-book “É bom demais para ser verdade?”, escrito por Alesandro Barreto, delegado de Polícia Civil do Piauí, em parceria com Natália Siqueira, policial civil de São Paulo.
O livro traz uma lista dos 50 golpes mais comuns na internet, descrevendo de forma bem simples e didática como é o modus operandi de cada um deles, e ainda ensina as medidas para recuperar contas sequestradas, e orienta o que deve ser feito caso seja vítima desse tipo de golpe.
“Eu acredito na educação digital da população como uma maneira de mitigar esses crimes. Nossa missão é trazer informação, e quanto mais cursos, palestras e informações sobre o assunto houver, melhor”, afirma Barreto.
Na lista dos 50 golpes mais comuns, as orientações de prevenção acabam passando por um ponto comum: desconfie. Isso até tem a ver com o nome do livro. “Se parece bom demais, fácil demais ou até simples demais, desconfie, é golpe”, salienta o delegado.
Outro ponto em comum das medidas a serem tomadas pós-golpe é a importância de denunciar e registrar um boletim de ocorrência. “Isso nos ajuda a ter uma dimensão do problema, impedindo que os casos fiquem subnotificados, e trazem mais elementos para que os casos sejam solucionados, e criminosos não saiam impunes”.
O livro está disponível neste link, e pode ser baixado gratuitamente. A ideia é compartilhar com o máximo de pessoas que puder. “A tecnologia oferece coisas maravilhosas a todos, e ela sempre vai trazer inovações. A questão não é a tecnologia, são as pessoas, daí a importância de conscientizar a população. Precisamos fortalecer a cultura de segurança digital”, finaliza.
E-book: É bom demais para ser verdade? - 50 tipos de golpes digitais
https://occ.org.br/downloads/e-book-50-tipos-golpes-digitais.pdf
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.