Golpes de phishing e tentativas de extorsão têm sido cada vez mais comuns e alguns se tornam bem elaborados na medida em que criminosos estão se aprimorando para tentar ao máximo enganar a vítima a pagarem uma quantia de dinheiro sem perceber que estão sendo confundidos.
A equipe do Mente Binária recebeu a denúncia de mais uma caso clássico de utilização de faturas falsas para tentar enganar vítimas a pagarem boletos. Desta vez, se trata de uma fatura que imita um boleto da Claro/Net.
Boleto original (à esq.) e boleto falso (à dir.) recebidos pelo mesmo cliente
Neste golpe, há algumas diferenças claras entre o boleto original, à esquerda, e o falso, à direita. Primeiramente, o número do cliente está errado, portanto, não o boleto não foi enviado de algum de dentro da Claro/Net, apesar de ter sido recebido por um cliente da empresa. Outro dica para se proteger de golpes como esse é, caso você seja um cliente da empresa, reparar se o boleto enviado têm as mesmas cores e comunicação dos boletos anteriores, o que não é o caso.
A vítima alerta ainda que a conta chegou no mesmo período que chega normalmente a cobrança da Claro/Net, com um vencimento plausível e um valor próximo do real que precisaria ser pago. Mas houve em meio às desconfianças, estava o endereço de e-mail do remetente, que neste caso é do ig, sendo mais um indício de que a conta é falsa.
E-mail recebido utiliza remetente falso
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.