Jump to content
  • Golpes utilizam fatura da Claro/Net para tentar enganar clientes


    Bruna Chieco
     Share

    Golpes de phishing e tentativas de extorsão têm sido cada vez mais comuns e alguns se tornam bem elaborados na medida em que criminosos estão se aprimorando para tentar ao máximo enganar a vítima a pagarem uma quantia de dinheiro sem perceber que estão sendo confundidos. 

    A equipe do Mente Binária recebeu a denúncia de mais uma caso clássico de utilização de faturas falsas para tentar enganar vítimas a pagarem boletos. Desta vez, se trata de uma fatura que imita um boleto da Claro/Net. 

    Boletos.thumb.png.0dcde9d41d3fe31685faa7cf57ecdd56.png

                                                                                                          Boleto original (à esq.) e boleto falso (à dir.) recebidos pelo mesmo cliente

    Neste golpe, há algumas diferenças claras entre o boleto original, à esquerda, e o falso, à direita. Primeiramente, o número do cliente está errado, portanto, não o boleto não foi enviado de algum de dentro da Claro/Net, apesar de ter sido recebido por um cliente da empresa. Outro dica para se proteger de golpes como esse é, caso você seja um cliente da empresa, reparar se o boleto enviado têm as mesmas cores e comunicação dos boletos anteriores, o que não é o caso. 

    A vítima alerta ainda que a conta chegou no mesmo período que chega normalmente a cobrança da Claro/Net, com um vencimento plausível e um valor próximo do real que precisaria ser pago. Mas houve em meio às desconfianças, estava o endereço de e-mail do remetente, que neste caso é do ig, sendo mais um indício de que a conta é falsa.

    FraudeClaroNET.thumb.jpeg.cfd9b4681a84621ad6280c3a4693e770.jpeg

    E-mail recebido utiliza remetente falso

     Share


    User Feedback

    Recommended Comments

    A melhor dica, nesses casos, é conferir o código de barras! O boleto fake é emitido por um banco, logo os primeiros números do código de barras é o identificador do banco (ex., 341 se for um boleto do Itaú, 237 se for Bradesco, etc). No boleto real da Claro, por ser uma conta de consumo, os primeiros dígitos são um identificador específico da Claro, 846. O mesmo vale para uma conta da VIVO, da TIM, da sua concessionária de energia elétrica, etc - cada uma dessas empresas tem um identificador único, diferente dos números associados aos bancos.

    Link to comment
    Share on other sites



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...