Mais um banco de dados de dados vazados tornou-se público recentemente. Desta vez foi uma invasão ocorrida no site CafeMon, um portal que concentra informações para mulheres que são mães, como uma rede social. De acordo com o projeto Have I Been Pwned, em 2014 2.6 milhões de e-mails e senhas em texto claro foram vazadas do portal.
Apesar de o portal não ser tão famoso no Brasil, aproveitamos a oportunidade para indicar a nossos leitores o uso do serviço gratuito Have I Been Pwned. Nele você pode digitar seus endereços de e-mail e monitorá-los, a fim de ser consultar e ser informado caso eles apareçam em algum vazamento público ou dump colocado na Internet (normalmente em sites como o Pasetbin). Por exemplo, o meu e-mail do GMail já apareceu em dois vazamentos:
O primeiro passo é entrar com minha conta em cada um destes serviços e alterar a senha. Depois clicar em Notify me when I get pwned para que eu receba um e-mail caso meu endereço apareça num novo vazamento. Vale também utilizar serviços como o 1Password, Lastpass ou Dashlane para gerenciar senhas fortes e não utilizar senhas iguais para diferentes serviços pois se eu usasse por exemplo a mesma senha no GMail que utilizo no site da Adobe, conforme imagem, poderia ter tido meu e-mail ownado.
Fica esperto, pois estamos sujeitos à estes vazamentos mesmo (a responsabilidade sobre a segurança desse tipo de dados é das empresas), mas podemos ajudar a evitar maiores problemas com ajuda deste site.
Edited by Fernando Mercês
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.