A multinacional japonesa Fujifilm confirmou oficialmente que sofreu um ataque de ransomware no início desta semana, interrompendo as operações de negócios. A empresa publicou em seu site um comunicado atualizado em 3 de junho de 2021 informando que o ataque ocorreu no dia 1º deste mês.
"Em 1º de junho, a Fujifilm Corporation em Tóquio tomou conhecimento da possibilidade de um ataque de ransomware. Por excesso de cautela, a Fujifilm Corporation imediatamente tomou a medida preventiva de desligar sua rede e servidores em todas as regiões", diz o aviso.
Após uma investigação inicial, a empresa diz não haver evidências de qualquer impacto na rede ou em quaisquer servidores ou outros equipamentos ou sistemas de rede na região das Américas, incluindo e-mail, e que não detectou nenhuma perda, destruição, alteração ou uso não autorizado de dados de sistemas nesta região. "Dessa forma, colocamos a rede, os servidores e os sistemas eletrônicos das Américas novamente online em 3 de junho", informou. "Esperamos que nossos negócios na região das Américas estejam totalmente operacionais em 4 de junho", complementa o comunicado.
Em conversas com funcionários da Fujifilm, o BleepingComputer soube anteriormente que o problema já era conhecido internamente como um ataque causado por ransomware e que a empresa foi forçada a derrubar partes de sua rede em todo o mundo. A interrupção da rede impediu o acesso ao e-mail, ao sistema de faturamento e a um sistema de relatórios. Não se sabe se a Fujifilm pagou o resgate.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.