A multinacional japonesa Fujifilm confirmou oficialmente que sofreu um ataque de ransomware no início desta semana, interrompendo as operações de negócios. A empresa publicou em seu site um comunicado atualizado em 3 de junho de 2021 informando que o ataque ocorreu no dia 1º deste mês.
"Em 1º de junho, a Fujifilm Corporation em Tóquio tomou conhecimento da possibilidade de um ataque de ransomware. Por excesso de cautela, a Fujifilm Corporation imediatamente tomou a medida preventiva de desligar sua rede e servidores em todas as regiões", diz o aviso.
Após uma investigação inicial, a empresa diz não haver evidências de qualquer impacto na rede ou em quaisquer servidores ou outros equipamentos ou sistemas de rede na região das Américas, incluindo e-mail, e que não detectou nenhuma perda, destruição, alteração ou uso não autorizado de dados de sistemas nesta região. "Dessa forma, colocamos a rede, os servidores e os sistemas eletrônicos das Américas novamente online em 3 de junho", informou. "Esperamos que nossos negócios na região das Américas estejam totalmente operacionais em 4 de junho", complementa o comunicado.
Em conversas com funcionários da Fujifilm, o BleepingComputer soube anteriormente que o problema já era conhecido internamente como um ataque causado por ransomware e que a empresa foi forçada a derrubar partes de sua rede em todo o mundo. A interrupção da rede impediu o acesso ao e-mail, ao sistema de faturamento e a um sistema de relatórios. Não se sabe se a Fujifilm pagou o resgate.
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