Ir para conteúdo
  • Gangue do ransomware Maze está em processo de encerramento das operações


    Bruna Chieco

    A gangue responsável pelos ataques com o ransomware Maze está encerrando suas operações, segundo informações divulgadas pelo BleepingComputer. O ransomware Maze começou a operar em maio de 2019, tornando-se mais ativo em novembro, quando a operação ficou focada em mídia, revolucionando os ataques de ransomware ao introduzir uma tática de extorsão dupla.

    Além de roubar os arquivos e depois os criptografar, os atacantes passaram a informar a mídia sobre os roubos de dados das companhias, ameaçando-as de divulgação pública caso não houvesse pagamento do resgate. Em alguns casos, como o da companhia americana Allied Universal, o resgate não foi pago e o Maze divulgou os dados roubados.

    Logo depois, o Maze lançou o site Maze News usado para publicar dados de vítimas não pagantes e emitir "comunicados à imprensa" para jornalistas que acompanham suas atividades. Essa técnica de extorsão dupla foi rapidamente adotada por outras grandes operações de ransomware, incluindo REvil, Clop e DoppelPaymer, que lançaram seus próprios sites de vazamento de dados. 

    Durante a onda de crimes cibernéticos de um ano e meio, o Maze foi responsável por ataques a vítimas como a Southwire, a cidade de Pensacola, a Canon, a LG Electronics, a Xerox e outros. Mas segundo o BleepingComputer, o Maze começou a fechar suas operações seis semanas atrás. "No início do mês passado, o BleepingComputer começou a ouvir rumores de que o Maze estava se preparando para encerrar suas operações de ransomware de maneira semelhante ao GandCrab em 2019", diz a reportagem.

    O fechamento das operações foi confirmado posteriormente, quando o BleepingComputer foi contatado por um atacante envolvido no ataque de ransomware da Barnes & Noble, que informou que o Maze estava em processo de encerramento, parando de criptografar novas vítimas em setembro de 2020, e tentando obter os últimos pagamentos de resgate. Esta semana, o Maze começou a remover vítimas da lista de seu site de vazamento de dados, o que indica que o desligamento da operação do ransomware é iminente.

    O BleepingComputer entrou em contato com o Maze para perguntar se eles irão liberar suas chaves quando encerrarem suas operações, mas não obteve resposta. Além disso, há indícios de que muitos afiliados do Maze mudaram para uma nova operação de ransomware chamada Egregor, que começou a operar em meados de setembro, assim que o Maze começou a encerrar sua operação. ?


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...