Ir para conteúdo
  • Golpe utiliza convite do Zoom para phishing


    Bruna Chieco

    A popularidade das plataformas de videoconferência tem atraído cada vez mais a atenção de cibercriminosos e golpistas. Dessa vez, um ataque de phishing vem sendo realizado utilizando usuários do Zoom como alvo. Segundo o Better Business Bureau (BBB), os golpistas enviam um e-mail, texto ou mensagem em rede social com o logotipo do Zoom e uma mensagem dizendo que a conta foi suspensa, solicitando que o usuário clique em um link para reativar.  

    Outro golpe comum utiliza uma mensagem de lembrete sobre uma reunião. Algo do tipo: “Você perdeu uma reunião, clique aqui para ver os detalhes e reagendar”. Os golpistas podem ainda enviar uma mensagem de boas-vindas à plataforma, solicitando que a vítima clique em um link para ativar sua conta.

    Mais de 2.449 domínios relacionados ao Zoom forma registrados pelos golpistas desde o final de abril até o início de maio deste ano, segundo o BBB, e esses nomes de domínio, que incluem a palavra "Zoom", são utilizados para enviar e-mails que parecem ser do serviço oficial de videoconferência. O objetivo é fazer a vítima clicar no link incluído no e-mail, baixando malwares ou sendo direcionanda a uma página onde serão solicitadas informações de login, o que dá aos golpistas acesso à conta.

    Para evitar este tipo de golpe:

    • Verifique com atenção as informações do remetente.
    • zoom.com e zoom.us são os únicos domínios oficiais do Zoom. Se um e-mail vier de um domínio de aparência semelhante que não corresponda exatamente ao nome de domínio oficial, provavelmente é um golpe.
    • Nunca clique em links em e-mails não solicitados. Os golpes de phishing sempre envolvem fazer um indivíduo clicar em um link ou arquivo enviado por e-mail que irá baixar um malware em seu computador. Se você receber um e-mail não solicitado e não tiver certeza de quem realmente veio, nunca clique em nenhum link, arquivo ou imagem que ele possa conter.
    • Se você receber um e-mail informando que há um problema com sua conta e não tiver certeza se é legítimo, entre em contato diretamente com a empresa no site oficial.

    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...