Ir para conteúdo
  • Google lança nova seção sobre transparência e privacidade de aplicativos


    Bruna Chieco

    O Google anunciou nesta quinta-feira, 6 de maio, uma nova seção de segurança no Google Play que tem o objetivo de ajudar as pessoas a entender os dados que um aplicativo coleta ou compartilha, se esses dados estão protegidos, e detalhes adicionais que afetam a privacidade e a segurança.

    "Trabalhamos em estreita colaboração com os desenvolvedores para manter o Google Play um espaço seguro e confiável para bilhões de pessoas aproveitarem os aplicativos Android mais recentes", diz Suzanne Frey, VP de produtos, segurança e privacidade Android, em publicação no Droid News.

    Segundo Suzanne, os desenvolvedores de apps querem maneiras simples de comunicar a segurança do aplicativo, que sejam fáceis de entender e ajudem os usuários a fazer escolhas informadas sobre como seus dados são tratados. Ela afirma que os desenvolvedores também desejam fornecer contexto adicional para explicar o uso de dados e como as práticas de segurança podem afetar a experiência do aplicativo. 

    Para isso, além dos dados que um aplicativo coleta ou compartilha, o Google introduziu na seção de segurança informações se:

    • O aplicativo tem práticas de segurança, como criptografia de dados;
    • O aplicativo segue a política do Google para famílias;
    • O aplicativo precisa desses dados para funcionar ou os usuários têm a opção de compartilhá-los;
    • A seção de segurança do aplicativo é verificada por um terceiro independente;
    • O aplicativo permite que os usuários solicitem a exclusão de dados, se decidirem desinstalá-lo.

    O Google pedirá ainda que os desenvolvedores que compartilhem:

    • Que tipo de dados são coletados e armazenados. Entre eles, opções potenciais são localização aproximada ou precisa, contatos, informações pessoais (por exemplo, nome, endereço de e-mail), fotos e vídeos, arquivos de áudio e arquivos de armazenamento;
    • Como os dados são usados (por exemplo, para funcionalidade e personalização do aplicativo).

    Semelhante aos detalhes do aplicativo, como capturas de tela e descrições, os desenvolvedores são responsáveis pelas informações divulgadas em sua seção. O Google Play apresentará uma política que exige que eles forneçam informações precisas, e caso um desenvolvedor tenha deturpado os dados que forneceu, violando a política, o Google pedirá a correção do problema. Os aplicativos que não forem compatíveis estarão sujeitos à aplicação de políticas, diz Suzanne.

    Todos os aplicativos do Google Play, incluindo os próprios aplicativos do Google, serão obrigados a compartilhar essas informações e fornecer uma política de privacidade. "Estamos empenhados em garantir que os desenvolvedores tenham muito tempo para se preparar", destaca Suzanne, informando que a partir do segundo trimestre de 2022, os novos envios e atualizações de aplicativos já devem incluir essas informações.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...