Jump to content
  • H2HC: Brasileiros dissecam exploit de kernel Linux por duas horas


    Fernando Mercês

    Se você é nosso leitor há algum tempo, já deve ter visto a @barbieauglend por aqui. O que talvez você não soubesse, é que ela se juntou com o Gustavo Scotti para dar uma palestra que ocupou dois slots na H2HC este ano. Com a sala lotada, Gustavo e Thais mostraram como escreveram um exploit confiável para uma vulnerabilidade no kernel Linux, registrada sob o CVE-2017-11176.

    A palestra começou com a Thais falando sobre seu passado em análise de malware e os desafios da migração para computação ofensiva. Já o Gustavo, experiente pesquisador na área, se mostrou extremamente solícito tanto em ajudá-la com este exploit quanto com o público: "Se vocês tiverem qualquer dúvida, podem perguntar a qualquer momento. Quem for tímido pode falar comigo individualmente depois da palestra. Vou ficar por aí no evento hoje e amanhã". Ele comentou que muitas vezes as pessoas ficam "travadas" em algum lugar e precisam de ajuda para seguir seus estudos. Ajuda esta que ele oferece a quem procurá-lo.

    A dupla tomou como base de estudo a publicação da vulnerabilidade num blog francês, mas rapidamente verificaram que o texto se referia a uma versão diferente do kernel da especificada no artigo. O desafio foi entender a falha e escrever o exploit corretamente, de forma confiável. Os pontos altos da palestra foram justamente como fizeram isso. Gustavo recomendou automatizar tudo o que é possível para reduzir o tempo de iteração e atentou para o fato de que, em kernel land, é necessária muita estabilidade. "A Thais conseguiu explorar a falha com sucesso mas depois de 10 minutos ao ganhar root, o kernel travava", comenta. Foi preciso corrigir os ponteiros usados nas estruturas utilizadas pelo exploit e fazer uma série de ajustes para que o exploit ficasse de fato confiável.

    "Eu achei massa porque eles fizeram bypass de SMEP (Supervisor Mode Execution Prevention), que impede que código de kernel execute código em user space", comenta @Ygor Da Rocha Parreira, pesquisador da área e parte da organização do evento.

    gt1.jpeg.f97262b4ed738a5652439df3f793522b.jpeg

    "Antigamente quando explorando um bug de kernel, como o espaço de endereçamento é compartilhado entre kernel e user space dentro do processo corrente, era mais fácil a partir dele, acessar dados e executar código em user space. O SMEP/SMAP impede isso, mas eles burlaram com ROP (Return Oriented Programming) em kernel land", adiciona.

    "O objetivo da nossa palestra era, como o nome sugere, de levar o conhecimento e não só mostrar o exploit funcionando. Por isso a gente mostrou desde o básico, como decodificar memória, até como as estruturas funcionavam para que as pessoas realmente se motivassem e entendessem que é um processo que não precisa intimidar. Não é necessário saber tudo. Pode-se aprender durante a pesquisa.", falou Gustavo pra gente. Ele insiste que o contacte no Twitter para eventuais dúvidas. Valeu, Gustavo! ?

     

    O público aplaudiu e achamos que o Gustavo e a Thais conseguiram despertar na audiência o interesse de estudar computação ofensiva e apresentar um caminho, que é o de seguir blogs, textos escritos por pesquisadores, pesquisar com falhas antigas e, como o Gustavo oferta, se tiver qualquer dúvida, pode falar com ele. ?

    Edited by Fernando Mercês


    User Feedback

    Recommended Comments

    27 minutos atrás, Fernando Mercês disse:

    Oi @diego.rax! Os slides vão estar disponíveis pra download no site da H2HC em breve. ?

    Abraço!

    Pois é, responderam isso no grupo do telegram, não sabia que postavam no github

    Mas obrigado mesmo assim, essa palestra parece ter sido loka demais

     

    Link to comment
    Share on other sites



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...