Ir para conteúdo
  • Tempest divulga relatório contendo as 5 ameaças que pautaram a cibersegurança em 2021 e as tendências para 2022


    Quase que como uma continuação de 2020, 2021 foi mais um ano atípico no qual empresas e a sociedade como um todo buscaram adaptar-se a uma realidade repleta de incertezas. 

    Sob esse mesmo aspecto, o da continuidade, pudemos observar com um pouco mais de precisão os efeitos da verdadeira corrida para adotar novas tecnologias e digitalizar processos que aconteceu em 2020. 

    Se a cibersegurança já vinha assumindo um crescente papel de protagonismo nas corporações, os eventos dos últimos dois anos tornaram o tema determinante para a continuidade dos negócios, graças aos movimentos citados acima. 

    Na esteira da adoção tecnológica os incidentes cibernéticos cresceram exponencialmente, com graus diferentes de gravidade e prejuízo para as empresas de todos os setores. 

    Em 2021, assistimos à massificação de técnicas e ferramentas ofensivas que permitiram ataques com sérias consequências para a sociedade como um todo, indo além das fronteiras do negócio. 

    Esse cenário inspirou o pesquisador de segurança da Tempest, Carlos Cabral, a produzir o documento “5 ameaças que pautaram a cibersegurança em 2021 e o que esperar de 2022”. 

    Dividido em duas partes, o relatório analisa as ameaças mais significativas de 2021 e, com base nelas, e no que assistimos nessas primeiras semanas de 2022, traça algumas tendências para o ano que acabou de começar.

    Clique aqui e baixe o relatório “5 ameaças que pautaram a cibersegurança em 2021 e o que esperar de 2022”. 

     

    Ameaças que pautaram 2021

    O elo mais fraco da Supply Chain: a crescente dependência de tecnologia e a cada vez maior interdependência entre negócios abriu as portas para uma onda de ataques de cadeia de suprimentos;

    Perdas da Infraestrutura Crítica: os setores de infraestrutura crítica se tornaram um alvo interessante para atacantes a ponto de, em 2021, serviços vitais terem sido interrompidos;

    O Trauma do Ransomware: o ransomware se tornou uma das ameaças de maior destaque em 2021. Em 18 meses, o aumento na sua incidência chegou a 438%;

    Atendente Impostor e os Golpes pelo Whatsapp: com parte do varejo migrando suas operações de vendas e atendimento para ambientes online, estas duas modalidades se mostraram como novas e lucrativas oportunidades para atacantes;

    O Quinto Domínio: o ciberespaço se tornou um novo domínio e palco de conflitos de interesses entre nações, empresas e outros atores da diplomacia global. A ciberguerra se tornou uma realidade e, apesar de não ser tão cinematográfica quanto um conflito real, pode causar danos tão graves quanto uma guerra tradicional. 


    Tendências e Perspectivas para 2022 

    Ransomware passará a mirar alvos mais modestos: com o aumento dos investimentos em segurança por parte das empresas de grande e médio porte, quadrilhas de ransomware devem colocar empresas menores na sua lista de alvos;

    Você pode ser do tamanho dos seus fornecedores: com o aumento da nossa dependência por tecnologia, e da interdependência entre organizações, ataques de cadeia de suprimentos deverão estar no radar de todas as empresas;

    Treinamento, gestão e inteligência no centro das ações de cibersegurança: evitar as fraudes de hoje e do futuro depende de times bem preparados, além de revisão de processos e investimento em inteligência de ameaças.


    Clique aqui e baixe o relatório “5 ameaças que pautaram a cibersegurança em 2021 e o que esperar de 2022”. 
     


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...