Jump to content

HelderPereira

Members
  • Joined

  • Last visited

  1. HelderPereira started following thayse.solis
  2. Apesar de está habilitado o funcionamento do ASLR para Windows 10 (Windows Security) e compilando o código via gcc e clang (mingw64 e também via o Msys2, para ambos passando os parâmetros -Wl,--dynamicbase, -FPIE, -pie) ele não gera a aleotoriedade de endereços ao ser executado o progama abaixo: #include <stdio.h> int main(int argc, char **argv){ printf("Endereço do método main: %p\n", (void *)main); return 0; } Compilei com: gcc -o prog teste.c -Wl,--dynamicbase gcc -o prog teste.c -Wl,--dynamicbase -fPIE -pie Os mesmos parâmetros utilizei com o clang, mas não gera aleatoriedade do endereço da função main. Ao compilar e executar o programa acima, ele sempre me retorna o mesmo endereço. Ao analisar o executável pelo DIE, a flag DYNAMIC_BASE está marcada. Alguém tem alguma ideia do que pode ser? Estou usando o gcc (mingw 8..0.1) e no msys2 (gcc 14.2.0)
  3. A síntaxe apresentada por padrão para representação do disassembler pelo objdump é AT&T. Para visualizar o no formato intel basta fazer uso dessa forma: objdumo -dM intel <executável>. Parâmetros: -d -> disassembler -M-> para especificar qual o tipo de montagem para o assemlber no caso especifiquei intel
  4. HelderPereira reviewed Caique's course in Courses
    Olá assisti a Aula1 -- vou fazer algumas observações - são leituras minhas e não verdades - Penso que os slides deveriam ter menos texto, apenas tópicos, pois muitas vezes eles não são lidos na sua integridade (pelo professor durante a explanação) e acabei me perdendo algumas vezes entre ouvir o professor e seguir a leitura do slide. Penso que seria interessante ter uma memória da aula (representado por um slide cheio - que pudesse ser baixado pelo aluno - e outro apenas mostrado na apresentação mais sucinto, apenas com os tópicos a ser seguido pelo professor) - Como as aulas são para iniciantes (entrar nesse mundo), no texto tem algumas siglas que foi falada como se o aluno já soubesse o que é. Exemplo RI, estava no slide não falou o que era, entendi pelo audio do professor bem mais a frente, outro exemplo é C2. - O tema da Aula1 é importante e necessário, penso que a forma como foi abordada deveria ser diferente. Fazer uma análise de pequenos eventos/acontecimentos e começar a inserir a geração dos documentos a partir de um evento prático, sendo assim não ficaria tão teórico e aula se tornaria mais interessante. Na prática fazer a engenharia reversa, a partir do acontecimento e mostrar a necessidade da regulamentação das ações vamos dizer "burocratas" para aqueles que gostam muito da prática. Minhas observações não são verdades e estou fazendo apenas uma contribuição a esse site "mentebinária" que tem me ajudando muito no meu dia a dia.
  5. A aula0 me deixou bastante interessado no curso. Em alguns momentos busquei cursos sobre o assunto no entanto me desagradei. Parabéns prof. Caique você consegui chamar a minha atenção e me deixou um desejo de quero mais.
  6. Olá Fernando Na página 39, capítulo sobre ASCII, da primeira linha do primeiro parágrafo está estranho a escrita. Está escrito: " Computadores trabalham com números, mas humanos trabalham também com texto." Creio que o correto seja Computadores trabalham com números, mas humanos trabalham com texto/apenas com texto
  7. Excelente Livro Fernando, como estou lendo ele de forma sequencial e fazendo anotações, creio que na página 34 (Rotação (TOL e ROR)) existe um erro, nos dizeres da última linha do primeiro parágrafo, onde está escrito"Tomemos o byte 5 como exemplo: " Creio que a expressão correta é Tomemos o número 5 como exemplo"