Ir para conteúdo

Uso de Container (Docker) para análise de malware


Douglas

Posts Recomendados

Senhores, 

Alguém aqui já testou utilizar um sistema de containers (docker) para análise de malwares ao invés de VMs convencionais?
Pela leitura que tive (não tenho o conhecimento prático) um container não faz uma isolamento tão eficiente entre a máquina host e a virtual, o que não seria uma boa opção para analisar artefatos maliciosos, contudo a agilidade de criar máquinas novas em poucos segundos é algo que chama muito a atenção.

Alguém tem experiência que possa compartilhar?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falai, @Douglas.. Bele ?

Cara também não sei muito sobre o tema, o que eu li sobre foi que os analistas não colocam toda a confiança no sistema de isolamento do Docker. O ponto chave, pelo o que eu entendi, é a facilidade de juntar as ferramentas em uma imagem e rodá-las para analisar algum artefato. Parece que ele funciona melhor em linux por causa do conceito com o qual o Kernel do Linux foi desenvolvido. Em Windows aparentemente funciona da mesma forma. Docker isola algumas camadas no OS, mas pelo que eu vi ele compartilha a camada de Kernel entre as imagens e o HOST (o que não seria uma análise confiável).

https://remnux.org/docs/containers/malware-analysis/

Se quiser análise automatizada eu indico que você dê uma olhada no Cuckoo Sandbox. Essa ferramenta roda no "host" e automatiza a análise dentro de um ambiente virtualizado.

https://www.cuckoosandbox.org/

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Apoiador Nibble