Jump to content

LIBCPF: C Plugin Framework

Fabiano Furtado
 Share

Recommended Posts

• Apoiador Nibble

Pessoal, disponibilizei no meu GitHub o meu primeiro projeto OpenSource, como forma de retornar para a comunidade o que tenho aprendido nestes últimos anos.

O projeto se chama LIBCPF (C Plugin Framework - https://github.com/fabianofurtado/libcpf/) e se trata de uma biblioteca/framework pra gerenciamento de Plugins (".so") no Linux, feita em C. Para maiores detalhes, veja a documentação no arquivo README.md.

Ela foi lançada utilizando-se a licença GPL v2, uma vez que não entendo muito sobre esse assunto e precisava de uma licença para o projeto.

Espero que, de alguma forma, este projeto possa ser útil para você. Mesmo que não exista a necessidade de utilização desta lib em sua aplicação, a mesma pode ser usada para listar os nomes das funções e os offsets que existem dentro de uma shared library, algo que considero bem interessante. Veja no exemplo como isso funciona.

Como qualquer programa em C, o desenvolvimento deu muito trabalho pois tentei desenvolvê-la com foco na segurança, tentando evitar possíveis "buffer overflows" ou qualquer outro tipo de vulnerabilidades.

Sugestões e críticas serão sempre bem-vindas!

Desde já, agradeço.

• Curtir 1