DsMlw Postado Outubro 18, 2018 Postado Outubro 18, 2018 Boa tarde, galera! Atualmente estou fazendo algumas análises de malware, e ultimamente estou me deparando com alguns binários que verificam se estou em um ambiente virtualizado ou não, se estiver ele não executa e acaba deletando o binário. Como estou iniciando agora o curso de ER (que nosso amigo Mercês está fazendo e disponibilizando no youtube) não estou conseguindo(ainda) identificar onde o binário checa a utilização de VM e tal. A questão acaba se tornando a seguinte, para pular esse processo de verificação de VM que o binário faz é muito complexo? Forte abraço.
Moderadores Leandro Fróes Postado Outubro 18, 2018 Moderadores Postado Outubro 18, 2018 Boa tarde @DsMlw, tudo bem? Legal que está iniciando no curso =). Sobre "pular" a técnica... isso depende muito da técnica em si, saca? Não tem um método genérico pra todas, pelo menos eu não conheço. Você tem mais alguma informação sobre? Abs
DsMlw Postado Outubro 18, 2018 Autor Postado Outubro 18, 2018 Opa, beleza @Leandro Fróes , e contigo? Poise foi o que imaginei, cada binário tem seu método para isso. Tentei fazer o download dele agora, mas o link que redirecionava para o malware está down. Valeu aí. abraços
ironbits Postado Março 25, 2019 Postado Março 25, 2019 Se estiver questionando sobre Windows, recomendo ler o livro do Peter Ferrie, basicamente ele da um apanhado geral sobre técnicas de "Anti-Debugging" que foram introduzidas desde o Windows NT 3.1 e como manipular o resultado da maioria das técnicas utilizadas por malwares que você irá encontrar, como por exemplo: IsDebuggerPresent, que espera um valor diferente de "zero" para verificar se o mesmo encontra-se em um contexto de debugging e por ai vai, boa leitura!
kassane Postado Março 26, 2019 Postado Março 26, 2019 Olá @DsMlw, blz? Acho que está a procura disto: Al-Khaser, é um malware que visa avaliar seu Sistema de segurança. Ele realiza um monte de testes com o objetivo de ver se consegue ser detectado. Inclusive pode detectar VMs. Spoiler
Posts Recomendados
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.