thiagoescarrone Posted November 23, 2018 at 09:42 PM Share Posted November 23, 2018 at 09:42 PM Olá, estou tendo problemas com esse código. Eu tenho que inserir um dado em uma Fila, na qual eu tenho um ponteiro para um vetor de structs. Eu tenho um limite de elementos na qual cada fila pode ter(MAX_CLIENTES(definida como 50)). O problema que estou enfrentando é que de alguma maneira algumas vezes ele não insere pois a fila está cheia e outras vezes insere normalmente.Segue o código. Quem puder me dar alguma dica de onde posso estar errando, acredito que seja na alocação de memória. #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include<time.h> #define MAX_CLIENTES 50 #define MAX_CAIXAS 20 typedef struct node{ int numItems; struct node* next; }nodo; typedef struct fila{ int tamanho; nodo* inicio; nodo* fim; }Fila; Fila* criaFila(){ Fila* nova_fila = (Fila*) malloc(sizeof(Fila)); nova_fila->tamanho = 0; nova_fila->inicio = NULL; nova_fila->fim = NULL; return nova_fila; } int vazia(Fila* fila){ return (fila->fim == NULL); } nodo* ins_fim (nodo* fim, int v){ nodo* p = (nodo*) malloc(sizeof(nodo)); p->numItems = v; p->next = NULL; if (fim != NULL) /* verifica se lista não estava vazia */ fim->next = p; return p; } void insere (Fila** f, int v, int i){ if(f[i]->tamanho < MAX_CLIENTES){ f[i]->fim = ins_fim(f[i]->fim,v); if (f[i]->inicio==NULL) /* fila antes vazia? */ f[i]->inicio = f[i]->fim; f[i]->tamanho++; }else{ printf("filha cheia\n"); } } //=========== nodo* ret_ini(nodo* inicio){ nodo* p = inicio->next; free(inicio); return p; } int main(void){ Fila* fila[MAX_CAIXAS]; do{ printf("Quantos caixas deseja criar? \n"); scanf("%d",&quant); }while(quant > MAX_CAIXAS || quant <= 0); for(i = 0; i < quant; i++){ fila[i+1] = criaFila(); } insere(fila, 5,0); } Desde já agradeço. Link to comment Share on other sites More sharing options...
thiagoescarrone Posted November 24, 2018 at 12:00 AM Author Share Posted November 24, 2018 at 12:00 AM Descobri onde está o problema. É no tamanho da fila, na 1ual está pegando lixo de memória ao invés de pegar o valor zero, na qual eu achei que estava pegando. Link to comment Share on other sites More sharing options...
fredericopissarra Posted November 24, 2018 at 12:50 PM Share Posted November 24, 2018 at 12:50 PM Procure: "Algorithms in C" de Robert Sedgewick Link to comment Share on other sites More sharing options...
thiagoescarrone Posted November 24, 2018 at 01:13 PM Author Share Posted November 24, 2018 at 01:13 PM Obrigado pela indicação fredericopisarra, com certeza vou procurar esse livro. Problema resolvido, o problema de lixo de memória estava apenas na primeira posição do meu vetor. Causado pelo metodo de criação da minha fila, na qual ele pulava a posição zero(fila+1). Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.