Scania_13 Posted July 3, 2022 at 05:18 PM Share Posted July 3, 2022 at 05:18 PM Estou tentando descobrir os problemas de alguns códigos em assemble, porém não estou conseguindo resolver alguns que são: mov ax, [si][di];mov ds, cs; e mov ax, [si+di+0]. Os erros que aparecem são: illegal index mode (mov ax, [si][di]) illegal use of segment register (mov ds, cs | mov ax, [si+di+0]) Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
fredericopissarra Posted July 3, 2022 at 08:36 PM Share Posted July 3, 2022 at 08:36 PM 3 horas atrás, Scania_13 disse: Estou tentando descobrir os problemas de alguns códigos em assemble, porém não estou conseguindo resolver alguns que são: mov ax, [si][di];mov ds, cs; e mov ax, [si+di+0]. Os erros que aparecem são: illegal index mode (mov ax, [si][di]) illegal use of segment register (mov ds, cs | mov ax, [si+di+0]) Ao usar um endereço efetivo com "registradores" de 16 bits você tem que seguir as regras do 8086. O endereço "base" é sempre BX ou BP, nenhum outro e o índice é sempre SI ou DI, nenhum outro. Assim: mov ax,[si][di] não existe, nem mesmo mov ax,[si+di+0]. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Scania_13 Posted July 4, 2022 at 12:28 AM Author Share Posted July 4, 2022 at 12:28 AM 6 horas atrás, Scania_13 disse: E qual seria o problema do mov ds,cs? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
fredericopissarra Posted July 4, 2022 at 03:24 AM Share Posted July 4, 2022 at 03:24 AM (edited) Também não existe. Tente: mov ax,cs mov ds,ax Edited July 4, 2022 at 03:27 AM by fredericopissarra 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts