kodo no kami Posted March 14, 2019 at 06:36 PM Share Posted March 14, 2019 at 06:36 PM E ae galera blz? Nesse tutorial básico vamos esta aprendendo tirar um screenshot com Delphi usando as API do próprio sistema Windows e algumas funções do Delphi. Para começar sem muita enrolação abrimos o Delphi (no meu caso vou esta utilizando o saudoso Delphi 7) https://i.imgur.com/0MWEhqf.png nele vou esta colocando dois componentes, o primeiro será um botão da aba "standard" (também mudei o texto nesse botão, colocando "diga X" kkk), o segundo será um componente Image da aba "Additional" https://i.imgur.com/MmaleJU.png no evento onclick do botão a gente vai escrever o nosso código que vai está capturando o desktop (no caso o nosso printscreen). Para que isso seja possível temos que capturar o handle da janela do desktop, para fazer isso usamos a API GetDesktopWindow e armazenamos o retorno dela em uma variavel do tipo HWND procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var janela: HWND; begin janela := GetDesktopWindow(); end; o segundo passo que vamos fazer é instanciar um objeto do tipo TBitmap que será usado para manipular o Desktop como imagem procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var janela: HWND; janelaDC: TBitmap; begin janela := GetDesktopWindow(); janelaDC := TBitmap.Create; end; temos também que especificar o tamanho exato do desktop, para fazer isso temos que atribuir esses valores nos atributos width e height do TBitmap (uma forma para descobrir o tamanho da tela é usando o atributo Screen.Width e Screen.Height) procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var janela: HWND; janelaDC: TBitmap; begin janela := GetDesktopWindow(); janelaDC := TBitmap.Create; janelaDC.Width := Screen.Width; janelaDC.Height := Screen.Height; end; agora pegamos o contexto daquela janela usando a função GetDC, passamos como argumento o handle da janela (no caso a variável do desktop), também atribuímos ela para o atributo Canvas.handle do nosso objeto TBitmap procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var janela: HWND; janelaDC: TBitmap; begin janela := GetDesktopWindow(); janelaDC := TBitmap.Create; janelaDC.Width := Screen.Width; janelaDC.Height := Screen.Height; janelaDC.Canvas.Handle := GetDC(janela); end; por fim basta a gente copiar cada pixel do nosso objeto TBitmap para o objeto do componente image. Para isso usamos o método Canvas.CopyRect no componente image, nesse metodo temos que especificar o tamanho da dimensão do destino no caso a largura e altura do componente image (usamos o Rect para isso), o segundo argumento seria canvas do objeto que vamos copiar (objeto do TBitmap), e o ultimo argumento seria a dimensão da fonte no caso o objeto do TBitmap (tambem usamos o Rect), podemos tambem tentar outras dimensão para capturar uma area especifica ou ate uma janela especifica procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var janela: HWND; janelaDC: TBitmap; begin janela := GetDesktopWindow(); janelaDC := TBitmap.Create; janelaDC.Width := Screen.Width; janelaDC.Height := Screen.Height; janelaDC.Canvas.Handle := GetDC(janela); Image1.Canvas.CopyRect(Rect(0,0,Image1.Width,Image1.Height), janelaDC.Canvas, Rect(0,0,Screen.Width,Screen.Height)); end; https://i.imgur.com/KLcpgRc.png nosso programa esta pronto bastando salvar, compilar e executar https://i.imgur.com/XQSTFKN.png se a gente apertar naquele botão ele vai capturar a tela https://i.imgur.com/WI5zr8K.png bom galera existem muitas coisas que seria possível desenvolver com base nesse codigo, vocês podem criar um screenlogger, um programa para capturar stream da tela em tempo real, um programa para screenshot customizado entre muitas outras coisas. E arigatou ai para a galera, tamos ai minna-san ate a proxima \o by kodo no kami Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.