Felipe.Silva Posted April 15, 2019 at 05:09 AM Share Posted April 15, 2019 at 05:09 AM Galera, estou escrevendo uma série de artigos no Medium explicando o básico do código de máquina da arquitetura x86. (desconsiderando o modo de 64-bits e outras tecnologias que eu não estudei) Essa informação pode ser útil para entender melhor o Assembly da arquitetura e também se alguém, por algum motivo aleatório, quiser desenvolver um assembler, disassembler, emulador ou qualquer outra ferramenta que exija esse conhecimento. No final de cada artigo tem um link para a próxima parte, mas mesmo assim irei deixar todas as partes indexadas aqui. Quando eu escrever novas partes irei comentar aqui no post. Código de máquina x86 — Parte 0 | Introdução Código de máquina x86 — Parte 1 | Conhecendo Código de máquina x86 — Parte 2 | Opcode Código de máquina x86 — Parte 3 | Prefixos Link to comment Share on other sites More sharing options...
fredericopissarra Posted April 15, 2019 at 01:33 PM Share Posted April 15, 2019 at 01:33 PM Algumas críticas, se é que você quer vê-las: Essa ideia de que "código de máquina não é binário" é bizarra, em minha opinião... A linguagem de programação é ASSEMBLY, não "código de máquina"... Há uma correspondência direta, ok, mas não são a mesma coisa... Acredito que para o novato (se é que os textos se destinam a eles) a coisa está num ritmo muito rápido... Por exemplo, na parte 2 você cita "flags", mas não os conceitua... []s Fred Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe.Silva Posted April 15, 2019 at 06:16 PM Author Share Posted April 15, 2019 at 06:16 PM 4 horas atrás, fredericopissarra disse: Algumas críticas, se é que você quer vê-las: Essa ideia de que "código de máquina não é binário" é bizarra, em minha opinião... A linguagem de programação é ASSEMBLY, não "código de máquina"... Há uma correspondência direta, ok, mas não são a mesma coisa... Acredito que para o novato (se é que os textos se destinam a eles) a coisa está num ritmo muito rápido... Por exemplo, na parte 2 você cita "flags", mas não os conceitua... []s Fred Sim, eu quero vê-las e agradeço as críticas. Sobre o binário, é que eu vejo muitas pessoas que não são capazes de separar o conceito do sistema numérico binário do próprio código de máquina em si. Por exemplo, já vi gente vendo um número em binário de uma letra ASCII e falando que era "o código de máquina da letra A". Outros já vi afirmando que binário é uma criptografia. Por isso eu tentei deixar claro que código de máquina é uma coisa, e o sistema numérico binário é outra. Embora o código de máquina seja fisicamente em sistema binário. E o mesmo vale para hexadecimal, já vi pessoas achando que código de máquina é hexadecimal porque abriu um binário em um editor hexa e viu os bytes em hexadecimal... Sobre o resto, vou revisar. Muito obrigado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
fredericopissarra Posted April 15, 2019 at 08:24 PM Share Posted April 15, 2019 at 08:24 PM 2 horas atrás, Felipe.Silva disse: Sim, eu quero vê-las e agradeço as críticas. Sobre o binário, é que eu vejo muitas pessoas que não são capazes de separar o conceito do sistema numérico binário do próprio código de máquina em si. Por exemplo, já vi gente vendo um número em binário de uma letra ASCII e falando que era "o código de máquina da letra A". Outros já vi afirmando que binário é uma criptografia. Por isso eu tentei deixar claro que código de máquina é uma coisa, e o sistema numérico binário é outra. Embora o código de máquina seja fisicamente em sistema binário. E o mesmo vale para hexadecimal, já vi pessoas achando que código de máquina é hexadecimal porque abriu um binário em um editor hexa e viu os bytes em hexadecimal... Sobre o resto, vou revisar. Muito obrigado. Entendo... mas acho que as sentenças acima, com algumas pequenas alterações para caberem no texto, explica melhor do que dizer que um computador binário não é binário... ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hugo Souza Posted October 21, 2020 at 05:45 PM Share Posted October 21, 2020 at 05:45 PM On 4/15/2019 at 3:16 PM, Felipe.Silva said: Sim, eu quero vê-las e agradeço as críticas. Sobre o binário, é que eu vejo muitas pessoas que não são capazes de separar o conceito do sistema numérico binário do próprio código de máquina em si. Por exemplo, já vi gente vendo um número em binário de uma letra ASCII e falando que era "o código de máquina da letra A". Outros já vi afirmando que binário é uma criptografia. Por isso eu tentei deixar claro que código de máquina é uma coisa, e o sistema numérico binário é outra. Embora o código de máquina seja fisicamente em sistema binário. E o mesmo vale para hexadecimal, já vi pessoas achando que código de máquina é hexadecimal porque abriu um binário em um editor hexa e viu os bytes em hexadecimal... Sobre o resto, vou revisar. Muito obrigado. Cara, gostei do seu texto, parabéns. Mas quando alguém vier entrar em discursão com você falando que o número binário da letra A é o código de máquina, esse cara não sabe nem o que que é um número binário. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.