Ir para conteúdo

Código de máquina x86


Felipe.Silva

Posts Recomendados

Galera, estou escrevendo uma série de artigos no Medium explicando o básico do código de máquina da arquitetura x86. (desconsiderando o modo de 64-bits e outras tecnologias que eu não estudei)
Essa informação pode ser útil para entender melhor o Assembly da arquitetura e também se alguém, por algum motivo aleatório, quiser desenvolver um assembler, disassembler, emulador ou qualquer outra ferramenta que exija esse conhecimento.

No final de cada artigo tem um link para a próxima parte, mas mesmo assim irei deixar todas as partes indexadas aqui.
Quando eu escrever novas partes irei comentar aqui no post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas críticas, se é que você quer vê-las:

Essa ideia de que "código de máquina não é binário" é bizarra, em minha opinião...
A linguagem de programação é ASSEMBLY, não "código de máquina"... Há uma correspondência direta, ok, mas não são a mesma coisa...
Acredito que para o novato (se é que os textos se destinam a eles) a coisa está num ritmo muito rápido... Por exemplo, na parte 2 você cita "flags", mas não os conceitua...

[]s
Fred

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, fredericopissarra disse:

Algumas críticas, se é que você quer vê-las:

Essa ideia de que "código de máquina não é binário" é bizarra, em minha opinião...
A linguagem de programação é ASSEMBLY, não "código de máquina"... Há uma correspondência direta, ok, mas não são a mesma coisa...
Acredito que para o novato (se é que os textos se destinam a eles) a coisa está num ritmo muito rápido... Por exemplo, na parte 2 você cita "flags", mas não os conceitua...

[]s
Fred

Sim, eu quero vê-las e agradeço as críticas. Sobre o binário, é que eu vejo muitas pessoas que não são capazes de separar o conceito do sistema numérico binário do próprio código de máquina em si.
Por exemplo, já vi gente vendo um número em binário de uma letra ASCII e falando que era "o código de máquina da letra A". Outros já vi afirmando que binário é uma criptografia.
Por isso eu tentei deixar claro que código de máquina é uma coisa, e o sistema numérico binário é outra. Embora o código de máquina seja fisicamente em sistema binário.
E o mesmo vale para hexadecimal, já vi pessoas achando que código de máquina é hexadecimal porque abriu um binário em um editor hexa e viu os bytes em hexadecimal...

Sobre o resto, vou revisar. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Felipe.Silva disse:

Sim, eu quero vê-las e agradeço as críticas. Sobre o binário, é que eu vejo muitas pessoas que não são capazes de separar o conceito do sistema numérico binário do próprio código de máquina em si.
Por exemplo, já vi gente vendo um número em binário de uma letra ASCII e falando que era "o código de máquina da letra A". Outros já vi afirmando que binário é uma criptografia.
Por isso eu tentei deixar claro que código de máquina é uma coisa, e o sistema numérico binário é outra. Embora o código de máquina seja fisicamente em sistema binário.
E o mesmo vale para hexadecimal, já vi pessoas achando que código de máquina é hexadecimal porque abriu um binário em um editor hexa e viu os bytes em hexadecimal...

Sobre o resto, vou revisar. Muito obrigado.

Entendo... mas acho que as sentenças acima, com algumas pequenas alterações para caberem no texto, explica melhor do que dizer que um computador binário não é binário... ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
On 4/15/2019 at 3:16 PM, Felipe.Silva said:

Sim, eu quero vê-las e agradeço as críticas. Sobre o binário, é que eu vejo muitas pessoas que não são capazes de separar o conceito do sistema numérico binário do próprio código de máquina em si.
Por exemplo, já vi gente vendo um número em binário de uma letra ASCII e falando que era "o código de máquina da letra A". Outros já vi afirmando que binário é uma criptografia.
Por isso eu tentei deixar claro que código de máquina é uma coisa, e o sistema numérico binário é outra. Embora o código de máquina seja fisicamente em sistema binário.
E o mesmo vale para hexadecimal, já vi pessoas achando que código de máquina é hexadecimal porque abriu um binário em um editor hexa e viu os bytes em hexadecimal...

Sobre o resto, vou revisar. Muito obrigado.

Cara, gostei do seu texto, parabéns. Mas quando alguém vier entrar em discursão com você falando que o número binário da letra A é o código de máquina, esse cara não sabe nem o que que é um número binário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...