Jump to content

Por que é necessário converter de ascii para decimal nos programas em assemblY?

Ana Francisca

Recommended Posts

Opa gente bacana, cá estou eu novamente quebrando cabeça com essa linguagem querida. Queria entender o por que é necessário fazer essa conversão do ascii pro decimal ou do decimal pro ascii, nessa conversão é como se eu colocasse um sistema de numeração na frente do outro, para o resultado ser produzido em decimal não em ascii? se é isso por que isso acontece, o ascii tem alguma preferência no assembly? Muitas questões...

• Curtir 1

• Supporter - Byte

Boa tarde, Ana.

Na realidade, o que importa é saber qual valor você quer usar (seja para carregar num registrador, para fazer um jump, para uma instrução de teste etc...). Uma vez que você tenha determinado o valor, é só uma questão de encontrar a melhor forma de inserí-lo no fonte assembler.

Digamos que você queira carregar o valor 71 no registrador AX. Dá para fazer de várias formas, entre elas:

mov ax, 71    # decimal

mov ax, '71'    # character string

mov ax, 0x47 # hexa

mov ax, 0q107 #octal

mov ax, 01000111b # binary

A lista é longa, pode ler aqui https://www.nasm.us/doc/nasmdoc3.html

Qual destes formatos deve ser usado? Não existe uma regra rígida, o que às vezes é determinante é o que está sendo desenvolvido: uma rotina de tratamento de strings pode ser melhor compreendida se você colocar os caracteres ASCII, ao invés de outros formatos.

A propósito, para melhorar a legibilidade do programa é uma boa prática usar a diretiva EQU:

tamanho EQU 0x10

Assim, ao invés de usar um valor numa instrução emprega-se o símbolo:

mov ax, tamanho

• Curtir 2