Ir para conteúdo

Pergunta: os dados na pilha sao descartados automaticamente?


Kevin Almeida

Posts Recomendados

  • Apoiador Nibble

Estudando assembly como nossos amigos aqui sempre recomendam eu fiquei com uma pulga atras da orelha

eu vejo (no meu caso em ARM64) sempre o assembly add ou remover valores do stack pointer, movendo o ponteiro para cima ou para baixo o tempo inteiro 
mas o que realmente acontece com esses dados? se o ponteiro add valor ao pointer, o ponteiro "desce", mas isso nao deleta automaticamente o valor que estavam contidos nesses endereços anteriores, ne?! isso daria possibilidade de outro programa capturar esses dados em memória (tendo em vista a quantidade de hacks em jogos eu suponho que sim)
dando uma pesquisada, eu descobri que o programa reescreve esses dados quando o processo termina, liberando essa memória para que outro processo use
e aqui (finalmente) minha duvida:

programas que estão o tempo inteiro em execução? servidores web, cron jobs e ate mesmos programas de sistemas operacionais?
se um hacker invadir um servidor web, ele consegue capturar dados sensíveis de servidores em memoria e guardar isso para mandar para o atacante? 
eu trabalho como desenvolvedor web a quase 4 anos, eu nunca vi nenhum esforço para criptografar dados em memória, sempre os olhares estão nos bancos de dados, validações, enfim

há, e muito obrigado mais uma vez por tanto conteúdo low level \0
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...