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Convertendo uma "string" para ponto-flutuante, manualmente...


fredericopissarra

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Artigo recente do #BitIsMyth: https://is.gd/kRROpi

---------------%<------- corte aqui --------------%<-------------------------------
Não vou mostrar código aqui porque seria um bem grande e com alguns macetes e testes de condições especiais (como NaNs, overflows, underflows). Para dar uma olhada no código atual da glibc, obtenha o código-fonte (no Debian/Ubuntu: apt source libc6) e veja o arquivo stdlib/strtod_l.c.

O problema em questão aqui é como transformar uma string contendo um valor decimal que tenha componente fracionário para ponto flutuante. Para tanto, usarei o tipo float como base (porque tem menos bits significativos – me permitirá escrever menos!). Considere o valor de PI com algumas “casas decimais” de “precisão”: 3.14159

Converter a parte inteira é trivial: Basta realizar múltiplas divisões por 2 e os restos nos darão os bits à partir do MSB. Neste caso, 3 é 0b11. Mas, e quanto a parte fracionária? O motivo que dividirmos por 2 o valor inteiro até obtermos zero como quociente é que cada posição do componente inteiro é um múltiplo de 2, em binário. Ou seja, 3 é 1\cdot2^1+1\cdot2^0. No caso da parte fracionária, os fatores multiplicadores dos bits são da ordem de 2^{-n}. O expoente negativo indica que o valor de cada bit deverá ser dividido pela potência de dois. A operação inversa, então, é multiplicar o valor decimal fracionário por 2 e obter o valor inteiro que, necessariamente, será 0 ou 1. No caso, 0.14159\cdot2=0.28318. Obtivemos 0, na parte inteira, e 0.28318 na parte fracionária… Esse 0, inteiro, é o MSB da parte fracionária… No segundo passo, multiplicamos apenas a parte fracionária resultante (0.28318) por 2. A parte inteira do resultado é o próximo bit e repetimos tudo para os próximos bits (eis todos os cálculos para 25 bits):

0.14159 * 2 = 0.28318 (MSB fracionario = 0)
0.28318 * 2 = 0.56636 (0)
0.56636 * 2 = 1.13272 (1)
0.13272 * 2 = 0.26544 (0)
0.26544 * 2 = 0.53088 (0)
0.53088 * 2 = 1.06176 (1)
0.06176 * 2 = 0.12352 (0)
0.12352 * 2 = 0.24704 (0)
0.24704 * 2 = 0.49408 (0)
0.49408 * 2 = 0.98816 (0)
0.98816 * 2 = 1.97632 (1)
0.97632 * 2 = 1.95264 (1)
0.95264 * 2 = 1.90528 (1)
0.09528 * 2 = 1.81056 (1)
0.81056 * 2 = 1.62112 (1)
0.62112 * 2 = 1.24224 (1)
0.24224 * 2 = 0.48448 (0)
0.48448 * 2 = 0.96896 (0)
0.96896 * 2 = 1.93792 (1)
0.93792 * 2 = 1.87584 (1)
0.87584 * 2 = 1.75168 (1)
0.75168 * 2 = 1.50336 (1)
0.50336 * 2 = 1.00672 (1)
0.00672 * 2 = 0.01344 (0)
0.01344 * 2 = 0.02688 (0)
...

Assim o valor final de 3.14159 é, em binário, com 27 bits de precisão é 0b11.0010010000111111001111100.

Como estamos lidando com float e já temos 2 bits na parte inteira, precisamos fazer essas repetições apenas 23 vezes. Uma vez a mais para determinar se precisaremos arredondar o valor obtido. Se a precisão de um float é de 24 bits, é necessário obter 25 para usar esse bit extra para arredondamento.

Da sequência acima, obtemos o valor 0b11.00100100001111110011111. Agora, precisamos normalizar esse valor, deixando apenas 1 bit setado na parte inteira. Isso é feito deslocando o “ponto binário” 1 bit para a esquerda. O valor obtido é 0b1.10010010000111111001111_1. Como o bit inferior, além da precisão do float, ou seja, dos 23 bits da parte fracionária, é 1, arredonda-se o valor da “mantissa” (de 23 bits, em vermelho) para cima, acrescentando 1, obtendo: 0b1.10010010000111111010000.

Agora, note que, na equação que nos dá o valor contido na estrutura de um float:

\displaystyle v=\left(-1\right)^s\cdot\left(1+\frac{f}{2^{23}}\right)\cdot2^e

O valor inteiro f nada mais é do que a parte fracionária, binária, deslocada 23 bits para a esquerda, ignorando o valor inteiro normalizado, ou seja, f é 0b100_1001_0000_1111_1101_0000 (0x490fd0 ou 4788176). Agora temos f=4788176 e e=1:

\displaystyle v=\left(-1\right)^0\cdot\left(1+\frac{4788176}{8388608}\right)\cdot2^{1}=3.141590118408203125

Que é a representação mais próxima de 3.14159 que podemos conseguir com um float.

Neste ponto você deve estar pensando que é meio esquisito que uma rotina de conversão de string para ponto flutuante precise usar ponto flutuante. Isso é, mais ou menos, a história do ovo e da galinha (embora o “ovo” tenha surgido primeiro! A galinha evoluiu de outras espécies que botavam ovos!), mas a rotina geralmente usa aritmética de múltipla precisão e é até possível usar BCD (Binary Coded Decimal) para tanto… De novo, a rotina ____STR2F_INTERNAL() em strtod_l.c é bastante intrincada porque leva em contra aqueles underflows e overflows, mas também a notação xxx.xxx...E+/-eee, mas o princípio fundamental é esse ai em cima!

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Aconselho a ver o texto no link... existem figuras feitas com o LaTeX no texto que o forum não sabe como lidar...

Aconselho, também, aos admins do forum a instalarem algum plugin para conversão de latex amsmath equations para gráficos, ao estilo do Wordpress, por exemplo...

Uma maneira de ver as "fórmulas" é usar o link https://www.codecogs.com/latex/eqneditor.php, fazer um Copy and Paste do código LaTeX para o site e ver a fórmula... mas, é mais fácil ver lá no #BitIsMyth! ?

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