
A Apple disponibilizou o macOS Big Sur 11.4, e a recomendação é que os usuários de MacBook façam uma atualização o mais rápido possível. Isso porque um malware que faz capturas de tela secretamente foi detectado explorando uma séria falha na segurança do macOS.
A falha pode ser explorada para gravação de vídeo ou acesso a arquivos, tornando a correção mais urgente. A descoberta foi feita pela empresa de segurança cibernética Jamf durante a pesquisa sobre o malware XCSSET, descoberto pela Trend Micro em 2020.
"Descobrimos que esse desvio está sendo explorado ativamente durante a análise adicional do malware XCSSET, após notar um aumento significativo de variantes detectadas por aí. A equipe de detecção observou que, uma vez instalado no sistema da vítima, o XCSSET estava usando esse desvio especificamente com o objetivo de tirar capturas de tela da área de trabalho do usuário sem exigir permissões adicionais", diz a empresa.
A Jamf destaca que o malware foi escrito em AppleScript, uma linguagem de script desenvolvida pela Apple, facilitando o controle sobre aplicativos Mac. Na maior parte do tempo, o autor do malware aproveita AppleScripts em sua cadeia de ataque devido à facilidade com que lida com muitos comandos bash, até mesmo baixando e/ou executando scripts Python, tentando sempre ofuscar suas intenções usando várias linguagens de script.
A empresa traz mais detalhes de como funciona o malware, e alerta para que usuários atualizem seus sistemas, já que a Apple corrigiu recentemente esse problema, evitando que o XCSSET abuse dessa vulnerabilidade no futuro.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.