Em 2044, os dados encriptados agora com a criptografia RSA-2048 poderão ser quebrados em 8 horas. O que parecia quase impossível pode ser tornar mais viável após a descoberta do desenvolvedor de software da Google em Santa Barbara, Craig Gidney, e do pesquisador Martin Ekerå do KTH Royal Institute of Technology em Estocolmo, que perceberam que daqui alguns anos computadores quânticos podem quebrar a criptografia RSA de 2048 bits, uma das mais usadas, em poucas horas. A informação foi divulgada pela MIT Technology Review.
Um computador comum clássico demoraria muito mais do que 25 anos para quebrar esse tipo de criptografia, o que torna o processo quase impossível e causa a desistência rápida de quem quiser obter as informações criptografadas. Porém, em 1994, o matemático americano Peter Shor descobriu um algoritmo quântico que superou seu equivalente clássico, mostrando que um computador quântico suficientemente poderoso pode executar essa tarefa com mais facilidade. Desde então, os computadores quânticos vêm aumentando seu poder e a descoberta recente de Gidney e Ekerå mostra que, por meio de um processo matemático chamado exponenciação modular, os dados criptografados pode ser quebrados de maneira mais otimizada, reduzindo significativamente os recursos necessários para executar o algoritmo.
Isso pode não fornecer um risco tão grande para transações históricas, como as de cartão de crédito, pois uma máquina dessa magnitude só será possível daqui a 25 anos, mas para informações sigilosas de governos, organizações militares e de segurança, bancos e qualquer outra pessoa que precise proteger dados, a informação pode ser preocupante. Uma possível solução para se proteger da evolução das máquinas quânticas seria usar uma criptografia pós-quântica.
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.