Um atacante altamente sofisticado, patrocinado pelo Estado, roubou várias ferramentas de red team da FireEye. Essas são palavras do comunicado que a própria empresa de segurança da informação divulgou na terça-feira, 8 de dezembro. Segundo a companhia, não se sabe se o invasor pretende usar as ferramentas roubadas ou divulgá-las publicamente.
As ferramentas de ataque que vazaram não contêm 0days e incluem frameworks similares ao Metasploit e Cobalt Strike. "A FireEye está lançando centenas de contra-medidas para permitir que a comunidade de segurança mais ampla se proteja contra essas ferramentas. Incorporamos as contramedidas em nossos produtos FireEye - e as compartilhamos com parceiros e agências governamentais - para limitar significativamente a capacidade do atacante de explorar as ferramentas do Red Team", diz a FireEye no comunicado.
Você pode encontrar a lista das contramedidas no repositório da FireEye no GitHub.
A FireEye não deu detalhes do hack, mas teve uma grande atitude ao publicar medidas de proteção contra as próprias ferramentas. Além disso, a própria companhia tornou a história pública, o que demonstra ética, preocupação com seus clientes e com a segurança geral das empresas.
O grande aprendizado desta notícia é, na verdade, uma reflexão: se uma gigante da segurança pode ser hackeada, imagina a sua empresa. Por isso, priorize a cibersegurança e não deixe para depois o que pode ser feito já para mitigar riscos e resguardar seus sistemas.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.