O Microsoft Threat Intelligence Center identificou atividades do agente de ameaças Nobelium em conta de um representante de suporte ao cliente. Segundo os pesquisadores, o ataque envolveu invasão de senha e ataques de força bruta a partir da implantação de um malware para roubo de informações. Depois disso, os atacantes usaram as informações para lançar ataques altamente direcionados como parte de uma campanha mais ampla.
A Microsoft informa que a maioria dos alvos não foi comprometida com sucesso, mas todos os clientes comprometidos ou visados estão sendo contatados por meio de seu processo de notificação. "Esta atividade foi direcionada a clientes específicos, principalmente empresas de TI (57%), seguido pelo governo (20%), e porcentagens menores para organizações não governamentais e think tanks, bem como serviços financeiros", dizem os pesquisadores.
Os alvos estão especialmente localizados nos EUA (45%), seguido por 10% no Reino Unido, e números menores da Alemanha e Canadá. Ao todo, 36 países foram visados, diz a Microsoft. "A investigação está em andamento, mas podemos confirmar que nossos agentes de suporte estão configurados com o conjunto mínimo de permissões necessárias como parte de nossa abordagem de “acesso menos privilegiado” Zero Trust [Modelo e Estrutura de Segurança de Confiança Zero da Microsoft]".
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.