Ir para conteúdo
  • BHack: Malwarelândia tropical: a visão tática de CTI


    Ana Martins

    No segundo dia da BHack também teve uma palestra bem divertida da Cybelle Oliveira, diretora da Casa Hacker, ativista e pesquisadora de ciber segurança, sobre um compilado dos malwares da América Latina, sob a ótica da Cyber Threat Intelligence (CTI). “Eu não analiso tecnicamente, mas faço uma leitura geral do que acontece, para poder gerar um relatório entendível e acionável para o C-Level das empresas”, brinca, ao explicar seu trabalho.

    Sua análise passou pela evolução histórica do ciber crime por aqui, desde o início dos anos 90, e como eles se caracterizam, sobretudo nos ataques a ambientes bancários.

    cybelle.thumb.jpeg.e15b5f0a80dd2ccf9c4293f16bc3a0bf.jpeg

    “O ciber crime cresceu a partir do ataque a bancos. Se antes os roubos a bancos eram físicos e cheios de risco, o ataque virtual passou a ser uma alternativa”, disse.

    Sobre as características dos malwares produzidos na América Latina, ela enfatiza que não se trata de malwares geniais, no sentido técnico, mas são, no geral, muito criativos e resilientes. “Graças a isso, nós, da área de segurança, temos trabalho pra sempre”, ironiza Cybelle.

    Outras características do malwares focados em ataques bancários, os trojans (nome curto para Trojan horse, ou cavalo de Tróia) bancários, no geral são muito parecidos: são voltados para desktops, escritos em Delphi, geralmente abusam de engenharia social, têm características de backdoor, e detectam continuamente janelas ativas no computador até identificar uma relacionada a sua instituição bancária de interesse. E eles têm múltiplas variantes, com pequenas modificações entre elas, geralmente disseminadas em caráter de teste antes da infecção em massa.

    Cybelle destacou também que muitos malwares latino-americanos compartilham código com strings encriptadas, mecanismos simples de persistência através do Registro do Windows; evasão de defesas com LOLBins e acesso de credenciais, com captura de dados dos usuários, sobretudo dos salvos no navegador. A cadeia de infecção geralmente se dá por meio de phishing, com algumas famílias chegando a "spammar" um milhão de e-mails por dia.

    De acordo com um levantamento feito pela Kaspersky, 60% dos trojans da América Latina são provenientes do Brasil. “Estamos bem colocados!”, brinca. 🫣

    Muito legal assistir tantas informações condensadas pela Cybelle! Por mais palestras com mulheres assim! 💚
       

     


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...