Os operadores do ransomware REvil estão exigindo que a Apple pague um pedido de resgate para evitar que informações confidenciais da empresa vazem na dark web. Segundo a empresa de segurança Recorded Future, a equipe do REvil afirma que tem a posse dos dados de produtos da Apple após violar a Quanta Computer, empresa taiwanesa fabricante de laptops e uma das empresas que montam produtos oficiais da Apple.
A Recorded Future teve acesso a uma mensagem publicada em um portal da dark web onde a gangue do ransomware geralmente ameaça as vítimas e vaza seus dados. Na mensagem, a gangue do REvil diz que a Quanta se recusou a pagar para obter seus dados roubados de volta e, como resultado, o próximo alvo será o cliente principal da empresa.
A gangue publicou ainda 21 screenshots falando sobre o novo MacBook da Apple, ameaçando publicar novos dados todos os dias até que a própria companhia ou a Quanta pagassem o resgate. Além disso, há possibilidade de que dados de outras empresas também vazem online. Os clientes conhecidos da Quanta Computer incluem, além da Apple, a HP, a Dell, a Microsoft, a Toshiba, a LG, a Lenovo, entre outros, diz a Recorded Future.
O resgate pedido à Quanta foi de US$ 50 milhões, mas não está claro quanto dinheiro a gangue está tentando extorquir da Apple agora. A tentativa de extorsão também foi planejada para ter máxima visibilidade coincidindo com o evento Spring Loaded, realizado no dia 20 de abril, onde a Apple anunciou novos produtos e atualizações de software.
Ainda segundo a Recorded Future, a gangue do REvil disse que a Apple tem até o dia 1º de maio para tentar obter seus arquivos de volta por meio do pagamento de resgate.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.